Quase 20 anos após sua saída oficial do Brasil, a montadora italiana Alfa Romeo volta a despertar atenção ao registrar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o desenho de seu novo SUV compacto, o Junior.
Embora o registro não confirme o lançamento imediato no país, ele sinaliza que a marca italiana deseja proteger seus direitos de propriedade e manter abertas as possibilidades de retorno ao mercado brasileiro.
Apresentado na Europa em 2024, o Junior ocupa um espaço estratégico dentro da linha de SUVs da montadora, ao lado do Stelvio e do Tonale. O modelo chega para disputar espaço em um segmento altamente competitivo, enfrentando rivais como Volvo EX30, DS 3 e Audi Q2.
Em nível global, a Alfa Romeo deposita no segmento de utilitários a principal aposta para retomar crescimento, especialmente após encerrar 2024 com 62 mil veículos vendidos, abaixo da meta de 90 mil unidades.

Características do novo SUV
O Alfa Romeo Junior, inicialmente chamado de Milano, precisou ser renomeado por questões legais na Itália e é produzido em Tychy, na Polônia, junto de modelos como Fiat 600 e Jeep Avenger. O SUV mede 4,17 metros de comprimento e oferece porta-malas de até 400 litros. No design, mantém símbolos tradicionais da marca, como a grade em formato “cuore”, a cruz de São Jorge e a serpente Biscione, além de rodas que remetem ao trevo de quatro folhas.
No aspecto mecânico, o Junior está disponível em versões híbrida e elétrica. A primeira combina motor 1.2 turbo com sistema de 48 volts, entregando 136 cv. Já as opções elétricas oferecem 156 cv ou 240 cv, com bateria de 54 kWh e autonomia de até 590 km no ciclo urbano. A recarga rápida permite ir de 10% a 80% em menos de 30 minutos.





