Em um primeiro momento, os aplicativos de viagens entraram em funcionamento com a finalidade de transportar passageiros. No entanto, com a alta demanda de restaurantes e pressa na hora da locomoção, as empresas passaram a disponibilizar o serviço de entrega de produtos. Dessa forma, motoristas da Uber e 99 optaram por migrar de modalidade.
Como transportar passageiros nem sempre é confortável, muitos condutores entenderam que investir na categoria de entregas garante uma maior comodidade. Além de não precisar lidar com usuários folgados, o motorista tem uma maior previsibilidade de ganhos. Sobretudo, direcionar produtos de um ponto a outro reduz drasticamente situações vexatórias, como o não pagamento da corrida e discussões sobre os serviços.

Um outro fator favorável que tem levado motoristas da Uber e 99 a migrarem para o ramo das entregas diz respeito à quilometragem. De modo geral, enquanto o translado é feito com passageiros, o caminho se estende por longos períodos, contemplando ainda engarrafamentos. Por outro lado, com a mudança de rota, muitos condutores passaram a reduzir as despesas com combustível devido ao encurtamento do trajeto.
Essa escolha entre os motoristas tem ganhado força por serem mais seguras, uma vez que as áreas delimitadas são pré-definidas na rota. Diante da funcionalidade, os condutores evitam congestionamentos e contratempos que são comuns no transporte de passageiros, como reclamações e baixa avaliação. No mais, o valor por entrega ou por quilômetro costuma ser definido antecipadamente.
Uber anuncia novas mudanças para 2026
A fim de oferecer um serviço mais sofisticado a seus clientes, a Uber anunciou algumas mudanças para o ano de 2026. Para a modalidade Black e Confort, as alterações englobam tanto o ano mínimo de fabricação quanto os modelos que não serão mais aceitos. Confira abaixo os modelos de carros que serão extintos:
Categoria Black:
- Renault Kardian;
- Citroën Basalt;
- Chery Tiggo 3X;
- Peugeot E-2008;
- Chery Tiggo 3;
- Hyundai Kona Hybrid;
- JAC Motors J3 Turin;
- JAC Motors iEV 40.
Categoria Comfort:
- Renault Logan (independente do ano de sua fabricação).





