CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova lei muda totalmente a vida de clientes ao irem em supermercados e outras lojas

Por Fagner Gregório
16/02/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

A nova Lei 6818/2013, implementada em uma cidade, altera a forma como os clientes interagem com supermercados e outras lojas. A legislação exige que os estabelecimentos comerciais instalem uma tela visível no caixa, permitindo que os consumidores acompanhem o registro de suas operações.

A medida visa aumentar a transparência nas transações, proporcionando maior controle ao cliente sobre suas compras. A Prefeitura de Mogi das Cruzes já recebeu relatos de que alguns estabelecimentos não estão cumprindo a nova norma. Em resposta, a administração municipal planeja intensificar a fiscalização para garantir a adesão à lei.

Os locais que forem encontrados descumprindo a legislação poderão ser autuados em 200 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 49.004,00. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra, refletindo a seriedade da implementação da lei.

Créditos: Shutterstock

Aplicabilidade da lei

É importante destacar que a Lei 6818/2013 não se aplica a todos os tipos de estabelecimentos. Apenas as empresas registradas como Ltda. (Sociedade Limitada) e S/A (Sociedade Anônima) estão obrigadas a cumprir a norma.

Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) não têm essa obrigação, uma vez que a legislação se concentra em empresas de maior porte.  Os tipos de estabelecimentos que devem seguir a nova legislação incluem supermercados, farmácias e lojas de departamento.

A intenção é que esses locais adotem a prática de manter um visor ou equipamento similar voltado para o cliente, permitindo um acompanhamento mais transparente das compras. Assim, a lei busca não apenas proteger os consumidores, mas também promover uma cultura de responsabilidade nas práticas comerciais.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

O ingrediente que fazia parte da cozinha dos avós pode ajudar a preservar a pele e as articulações

20/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix