O deputado estadual Marcius Machado (PL) surpreendeu a todos ao protocolar um projeto de lei para incluir o “Dia dos Legendários” no Calendário Oficial de Eventos do estado de Santa Catarina. Embora ainda precise da aprovação, a medida tem gerado repercussão, uma vez que grande parte da sociedade contesta o movimento. Conforme o texto, a celebração está fixada em 4 de maio.
Aos desavisados, o Legendários consiste em um movimento fundado na Guatemala, em 2015, exclusivamente feito para homens. Na prática, o rito espiritual tem a finalidade de resignificar a fé, a família e a masculinidade. Entre as personalidades brasileiras presentes no projeto estão Pablo Marçal, Thiago Nigro e Kaká Diniz. De acordo com os participantes, a imersão representa uma transformação genuína de vida.

Na análise do deputado, o PL não acarretará na criação de despesas públicas nem imposição de obrigações a ninguém. Em outras palavras, consiste apenas em tornar pública a iniciativa, que, segundo ele, possui relevância social. Por outro lado, é válido destacar que a proposta também encontra respaldo, conforme o texto, nos princípios constitucionais da liberdade religiosa.
Debates sobre o projeto
O projeto tem levantado questionamentos, especialmente com os opositores taxando os Legendários como um movimento hipócrita, elitista e que questiona a neutralidade religiosa. Para alguns políticos da esquerda, o grupo é visto como “braço simbólico da extrema direita latino-americana”, acusando-o de reforçar a subordinação das mulheres sob discurso de autoconhecimento.
Em contrapartida, os defensores sustentam que o machismo é reduzido quando os homens participam do movimento, tornando-se uma “melhor versão do homem”, uma vez que aprendem que o líder deve ser servo da família. Agora, o projeto segue em análise nas comissões da Assembleia Legislativa antes de ser levado à votação em plenário.





