Nos últimos anos, tornou-se comum clientes de instituições financeiras serem vítimas de golpes envolvendo a movimentação do saldo. Por ser um dos estabelecimentos de crédito mais importantes do país, o Banco do Brasil ligou o sinal de alerta de seus clientes. Isso porque criminosos estão se passando por atendentes oficiais para subtrair valores por meio de ligações.
Conhecida como “falsa central de atendimento”, a ação fraudulenta consiste em uma ligação despretensiosa para clientes do banco. Nesse momento, o criminoso, com acesso a informações básicas da vítima, informa sobre possíveis acessos indevidos ou débitos com a instituição. Diante do cenário preocupante, as pessoas costumam fornecer outros dados para que o “problema” seja sanado.

A conversa de que movimentações suspeitas foram feitas no Banco do Brasil e outras instituições gera desespero na vítima. Assim, o criminoso solicita dados adicionais como forma de “comprovar” o vínculo do cliente e, em alguns casos, baixar um aplicativo. Por meio do app, a quadrilha consegue acessar demais informações bancárias e esvaziar as contas.
Como forma de garantir a segurança de seus usuários, o BB alerta que nunca solicita senhas completas, tokens ou códigos de verificação por telefone e orienta seus clientes a desconfiarem de qualquer contato não solicitado. Portanto, em caso de dúvida ou suspeitas, a indicação é encerrar a ligação imediatamente e procurar os canais oficiais da instituição.
Como cliente do Banco do Brasil e outras instituições podem se defender?
Para evitar problemas ainda maiores, os bancos destacam pontos importantes que não devem ser ignorados. Antes de tudo, é preciso rejeitar qualquer auxílio por meio de ligações ou plataformas digitais, além de jamais instalar aplicativos sugeridos por supostos atendentes. Confira abaixo o que não deve ser feito:
- Nunca informe sua senha completa por telefone, SMS, WhatsApp ou e-mail;
- Não instale aplicativos sugeridos, pois o banco não pede esse tipo de procedimento;
- Use apenas os canais oficiais: aplicativo Banco do Brasil, site oficial (bb.com.br) e telefones disponíveis no cartão ou na própria agência;
- Desconfie de ligações inesperadas falando sobre movimentações suspeitas ou pedindo “validação de segurança”;
- Se receber uma ligação suspeita, desligue imediatamente e entre em contato pelo número oficial do banco;
- Monitore sua conta com frequência para identificar movimentações estranhas o quanto antes;
- Ative notificações por SMS ou aplicativo para ser avisado de compras, transferências ou pagamentos em tempo real;
- Nunca compartilhe seus dados pessoais com terceiros, mesmo que pareçam ser do banco.





