Aos 34 anos, o meia Oscar decidiu encerrar a carreira após um susto de saúde ocorrido no fim do ano passado, durante a realização de exames de rotina. O episódio, registrado no centro de treinamento do São Paulo, acendeu o alerta no jogador e pesou de forma decisiva na escolha pela aposentadoria precoce. O atleta deixa os gramados com uma fortuna maior do que a de grandes craques como Ronaldinho Gaúcho e Kaká.
Durante a avaliação física para a pré-temporada, o jogador sofreu um mal súbito e precisou ser encaminhado às pressas para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, onde ficou internado na UTI. Após exames detalhados, foi diagnosticado com síncope vasovagal, condição caracterizada pela queda repentina da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, provocando desmaio temporário.

Apesar de geralmente não ser considerada grave, a ocorrência do episódio em ambiente de alta exigência física trouxe preocupação tanto para o atleta quanto para sua equipe médica. A decisão de interromper a carreira levou em conta o risco de novos problemas físicos e a necessidade de preservar a saúde a longo prazo. Oscar retornou ao Brasil após oito temporadas no Shanghai Port FC, da China.
Oscar se aposenta do futebol com grande fortuna
Com salário anual de cerca de 25 milhões de dólares, o meia somou aproximadamente R$ 1 bilhão entre vencimentos e bonificações, consolidando-se como um dos brasileiros mais bem pagos da história do futebol. Mesmo com a aposentadoria, o jogador deixa os gramados como um dos atletas mais ricos do país, atrás apenas de Neymar Jr. No retorno ao São Paulo, ele ainda recebia cerca de R$ 2,3 milhões mensais, valor que ampliou ainda mais seu patrimônio, já estimado em cifras bilionárias.
“É difícil, porque queria ter feito mais pelo São Paulo, queria jogar mais, tinha futebol e idade, aguentava jogar mais, mas infelizmente aconteceu isso, agora vou me aposentar e continuar torcendo. É seguir minha vida como torcedor”, desabafou o ex-atleta de equipes como Internacional, Chelsea e Seleção Brasileira.





