Arroio do Sal, município do litoral norte gaúcho com cerca de 11 mil habitantes, foi incluído em um projeto de grande porte logístico e industrial. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União a autorização para que a empresa Doha Investimentos e Participações dê andamento à proposta de construção do Porto Litoral Norte.
A previsão é de um aporte privado de R$ 55 bilhões, que envolve a instalação de um píer em forma de L, com 2,8 quilômetros de distância da costa, além da possibilidade de implantação de uma ferrovia ligando o Rio Grande do Sul ao Paraná.
O terminal terá calado de 30 metros para receber os maiores navios do mundo, com capacidade de 23,4 mil contêineres e movimentação anual de até 43,9 milhões de toneladas. O projeto inclui ainda complexo industrial e terminal de passageiros em 150 hectares no bairro Arroio Seco, com acesso direto à BR-101.

Ferrovia e impactos na infraestrutura regional
Um dos pontos de maior relevância associados ao Porto Litoral Norte é a possibilidade de retomar o projeto ferroviário que ligaria Arroio do Sal ao município de Terra Roxa, no Paraná. A iniciativa já havia recebido aval inicial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2023, mas não avançou por falta de manifestação da empresa responsável.
Vale destacar que esse novo porto ficaria localizado cinco quilômetros ao norte do Porto Meridional, empreendimento privado conduzido pela DTA Engenharia, que já assinou contrato e avança nos trâmites de licenciamento ambiental. Assim, o município pode se tornar sede de dois terminais de grande porte, algo inédito em cidades de porte tão reduzido no Brasil.





