Nesta quinta-feira (26), o Grupo Piracanjuba inaugurou uma das maiores fábricas do Brasil, situada na cidade de São Jorge D’Oeste, no Paraná. Apesar de o município contar com pouco menos de 10 mil habitantes, recebeu o empreendimento para ampliar ainda mais a economia local. Para que a obra saísse do papel, foram necessários R$ 612 milhões.
A nova unidade operacional possui capacidade para processar 1,2 milhão de litros de leite diariamente. Em um primeiro momento, o foco da empresa será produzir manteiga e queijos, alimentos prestigiados pela população brasileira. Conforme as projeções, a área estima a fabricação de 39,4 mil toneladas por ano de mussarela e 7,9 mil toneladas de manteiga.
Posteriormente, o objetivo da fábrica é ampliar gradualmente as operações, com as produções baseadas em concentrados e isolados proteicos (whey protein), lactose em pó e requeijão. Nesse ínterim, o Grupo Piracanjuba produzirá até 6 mil toneladas ao ano de suplemento alimentar e até 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó.
Mais detalhes sobre a unidade:
A título de curiosidade, o empreendimento em solo paranaense conta com 54 mil metros quadrados de área construída, estimando cerca de 250 empregos diretos. Reconhecendo a dinâmica operacional por detrás da fábrica, outras centenas de vagas indiretas vão ser entregues em setores como transporte, comércio, serviços e agronegócio.
Embora a escolha pela cidade de São Jorge D’Oeste tenha levantado questionamentos, a empresa afirmou que a construção das duas plantas em uma mesma unidade traz ganhos de escala. Na prática, a primeira será uma espécie de queijaria de grande porte no Brasil, nascendo integrada em um mesmo parque industrial. O segundo projeto não teve seus detalhes revelados.





