O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que mais recebem turistas durante o ano, e a presença de praias de tirar o fôlego é um dos principais motivos. Embora abrace os mares de Copacabana e Ipanema, o estado preserva a Ilha dos Cocos, em Paraty, reconhecida nacionalmente como as “Maldivas brasileiras” por sua limpidez e águas quentes.
Ao contrário da maioria das praias cariocas, a Ilha dos Cocos não apresenta temperatura gelada em suas águas, fator adicional para a curiosidade dos viajantes. Ecologicamente preservada, a região está a aproximadamente uma hora de distância de Paraty e só pode ser acessada por via marítima.

Um dos pontos de destaque da área é a exuberância das águas limpas mescladas entre azul e verde, que podem alcançar até oito metros de profundidade. Envolvida por dois mil hectares de Mata Atlântica, a Ilha dos Cocos é o destino perfeito para quem busca descanso, conexão com a natureza e uma experiência personalizada no coração de um dos ecossistemas mais ricos e preservados do Brasil.
Como chegar à praia?
Apesar da curiosidade em conhecer uma das belezas naturais mais encantadoras do Rio de Janeiro, a empreitada pode não ser tão facilmente sacramentada. Isso porque é necessário se dirigir a Paraty, em uma viagem que leva aproximadamente 4 horas e meia. Por sua vez, o melhor trajeto é seguir caminho pela BR-101 (Rio-Santos), já que o percurso no litoral garante uma vista incrível.
A imersão para a Ilha dos Cocos parte do Cais de Paraty, e a indicação é contratar o passeio com antecedência. Porém, é possível também conseguir vagas na hora, com o risco de estarem completamente esgotadas. Além disso, as embarcações costumam sair sempre entre 10h e 11h do cais.





