Com o objetivo de auxiliar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, o Governo Federal, em outubro de 2024, lançou a campanha Acredita no Primeiro Passo, que consiste em incentivar o microcrédito para beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Sobretudo, a ação disponibiliza, para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), empréstimos entre R$ 6 mil a R$ 21 mil.
Embora tenha levantado questionamentos, a iniciativa prioriza garantir uma sobrevida para quem deseja empreender, mas não apresenta condições orçamentárias. Em suma, além dos empréstimos, o programa disponibiliza cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades de abrir o próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.

Mesmo tendo garantido a euforia da população brasileira, o Acredita no Primeiro Passo não estará disponível para todas as pessoas. Isso porque, além de estar cadastrado no Bolsa Família, todas as documentações devem estar regularizadas. Por sua vez, o programa prioriza mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.
“Quem quer empreender agora tem um caminho: a Lei do Acredita no Primeiro Passo. Além do Fundo Garantidor, há apoio com estruturador de negócios, quem faz projeto e assistência técnica. Vamos trabalhar juntos com estados, municípios, rede bancária, agência de fomento, com quem queira colaborar e ajudar. A lei vem para quem acredita no Brasil”, avaliou o titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Quais são os objetivos do programa?
- Identificar pessoas cadastradas no Cadastro Único e incentivá-las a se inscrever no Portal do Programa Acredita no Primeiro Passo;
- Buscar novos parceiros para fortalecer a rede (outras entidades públicas);
- Oferecer cursos de qualificação no portal;
- Fornecer assistência técnica e gerencial para empreendedorismo e estruturação de negócios;
- Ampliar a oferta de serviços financeiros, como acesso ao microcrédito produtivo orientado e garantido;
- Coletar dados relevantes para o município sobre vagas de emprego e cursos de qualificação gratuitos na região, além de outras informações;
- No setor privado, disponibilizar vagas de trabalho e contratar pessoas compatíveis com o perfil da empresa.
Confira o pagamento do Bolsa Família de outubro:
A Caixa Econômica Federal libera mensalmente os depósitos aos assistidos mediante à ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Portanto, os valores serão entregues nas seguintes datas:
- Final do NIS 1: 20/10;
- Final do NIS 2: 21/10;
- Final do NIS 3: 22/10;
- Final do NIS 4: 23/10;
- Final do NIS 5: 24/10;
- Final do NIS 6: 27/10;
- Final do NIS 7: 28/10;
- Final do NIS 8: 29/10;
- Final do NIS 9: 30/10;
- Final do NIS 0: 31/10.





