Depois de quase quatro décadas de operação, o Burger King oficializou o encerramento de suas atividades em toda a Argentina. Com sua primeira loja inaugurada em 1989, no bairro de Belgrano, em Buenos Aires, a rede de fast food conta atualmente com 116 restaurantes espalhados por 11 distritos. O detalhe intrigante é que o empreendimento terá um fim mesmo sendo a terceira maior franquia do país.
A título de conhecimento, o BK somente perde o protagonismo quando equipado ao McDonald’s e Mostaza, esta última sendo uma rede local. Anteriormente, o Burger King ocupava o segundo lugar no prestígio do público, mas viu a marca argentina ascender. Dessa forma, os acionistas norte-americanos entenderam ser necessário o processo de desinvestimento regional.

O martelo foi batido pelo grupo mexicano Alsea, responsável pela franquia desde 2006, e que também administra Starbucks, Domino’s e The Cheesecake Factory. Em resumo, a ideia da companhia é concentrar investimentos em marcas mais rentáveis, fator que descarta o Burger King do catálogo e projeta outros nomes no enredo.
De acordo com informações da imprensa argentina, o banco BBVA ficou responsabilizado por conduzir o processo de venda das lojas. Embora as transferências não tenham sido sacramentadas, Inverlat, Desarrolladora Gastronómica e Int Food Services demonstraram interesse nas unidades. No mais, as negociações seguem em andamento.
Mas, afinal, quem são os três interessados?
- Inverlat, fundo de investimentos dono de Havanna e ex-operador de Wendy’s e KFC;
- Desarrolladora Gastronómica, holding que controla Kentucky, Sbarro, Chicken Chill e Puni;
- Int Food Services, grupo equatoriano que já administra o KFC em outros países da região.
Rede de fast food chega ao Brasil
Em setembro deste ano, a Mixue, maior rede de bebidas e sorvetes do mundo, inaugurou sua primeira loja em território brasileiro, situada no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. Nesse ínterim, os acionistas do empreendimento cravaram que, ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,2 bilhões para abrir as demais unidades no país.
“A chegada da Mixue ao Shopping Cidade São Paulo faz parte de uma estratégia contínua de curadoria de marcas que ampliam a experiência do nosso público. Estamos atentos às tendências globais e buscamos oferecer novidades que dialoguem com diferentes estilos de vida e culturas”, afirma Jéssica Zanella, gerente de marketing do shopping.





