Os carros voadores estão mais próximos de se tornarem realidade no país. O Aeroporto Internacional de São José dos Campos, em São Paulo, foi o local escolhido para receber o primeiro vertiporto do Brasil e da América Latina, estrutura voltada a pousos e decolagens de veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso vertical, conhecidos como eVTOLs.
O projeto será desenvolvido pela VertiMob Infrastructure e administrado pela SJK Airport, com previsão de conclusão até 2027. O vertiporto funcionará como um aeroporto voltado exclusivamente para carros voadores, oferecendo toda a infraestrutura necessária para operação, recarga e embarque dos veículos elétricos aéreos.
A primeira fase do projeto será experimental e ocorrerá em uma área do aeroporto conhecida como “run-up”, utilizada atualmente para testes de motores. A expectativa é que, com o avanço da tecnologia e a aprovação regulatória, o espaço possa receber dezenas de pousos e decolagens diárias.
A iniciativa tem como foco modernizar a mobilidade urbana e logística no país, abrindo caminho para um novo modelo de transporte aéreo sustentável. O Brasil se torna um dos primeiros países a adotar um sistema que reduz o tempo de deslocamento e conecta regiões com mais agilidade.

Um passo para o futuro da aviação no Brasil
O acordo entre a SJK Airport e a VertiMob Infrastructure oficializa um marco para a aviação nacional. O vertiporto será equipado com sistemas de segurança e suporte operacional avançados, garantindo condições adequadas para os eVTOLs e seus passageiros.
A Embraer anunciou a construção de uma fábrica de eVTOLs em Taubaté, também no interior paulista, com início das operações previsto para 2026. A produção desses veículos deve complementar a estrutura do vertiporto, integrando fabricação, testes e operação em um mesmo eixo tecnológico.





