Santa Catarina terá sua primeira rodovia estadual com cobrança de pedágio por meio do projeto Via Mar, que conectará Joinville, no Norte do estado, ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.
O objetivo é desafogar a BR-101, atualmente sobrecarregada, e criar uma alternativa moderna e segura para o transporte de passageiros e cargas. O projeto está em fase de elaboração dos projetos executivos, e o governo estadual busca acelerar a execução para que as obras de pelo menos um trecho comecem até o final de 2026.
O governo de Santa Catarina será responsável pelos estudos prévios e projetos executivos, enquanto a construção será feita por uma empresa a ser licitada. O investimento estimado para toda a obra é de aproximadamente R$ 7 bilhões.
Para recuperar o capital aplicado, a concessionária terá autorização para cobrar pedágio nos trechos concluídos. A rodovia terá 145,215 km de extensão, divididos em cinco lotes, quatro já com estudos orçados e ordem de serviço assinada, e o último ainda em fase de planejamento.

Estrutura da Via Mar e lotes da rodovia
O Lote 1 terá 26,85 km, ligando o entroncamento da BR-101, em Joinville, à BR-280, em Guaramirim, com quatro pontes e dois viadutos, orçado em R$ 2,2 milhões. O Lote 2 abrangerá 21,09 km, entre Guaramirim e São João do Itaperiú, com duas pontes e um viaduto, e custo estimado de R$ 2 milhões. O Lote 3, de 16,77 km, vai de Luis Alves a Navegantes, com duas pontes e oito contenções, orçado em R$ 2,2 milhões.
O Lote 4 terá 25,78 km, entre Luis Alves e Itajaí, contemplando quatro viadutos, quatro pontes e três contenções, com investimento previsto de R$ 3,18 milhões. Por fim, o trecho remanescente de 54,72 km, entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, terá quatro viadutos, quatro pontes e três contenções, com custo estimado em R$ 26,7 milhões.





