CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Senado decide lista de famílias que não vão mais precisar pagar conta de luz

Por Letícia Bonfante
22/09/2025

O Senado aprovou, em sessão plenária realizada no dia 17 de setembro, a Medida Provisória 1.300/2025, que amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica e garante gratuidade total da conta de luz para cerca de 4,5 milhões de famílias de baixa renda. 

A proposta havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados poucas horas antes e foi confirmada pelos senadores no último dia de vigência da MP. Como recebeu alterações, seguirá para sanção presidencial na forma de projeto de lei de conversão (PLV 4/2025).

Pelo texto, terão isenção completa do pagamento de energia famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que consumam até 80 kWh por mês. Até então, o benefício consistia em descontos parciais que variavam de 10% a 65% sobre o consumo de até 220 kWh. 

Além dos inscritos no CadÚnico, a gratuidade também se estenderá a idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comunidades quilombolas, indígenas, famílias atendidas por sistemas isolados na região Norte e núcleos que tenham membros dependentes de equipamentos elétricos para tratamentos médicos.

Créditos: Reprodução

Impacto financeiro e abrangência da medida

A medida será financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mecanismo que reúne recursos de encargos setoriais e repassa parte dos custos a todos os consumidores de energia. 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a ampliação da Tarifa Social deverá custar R$ 4,5 bilhões, mas alcançará um universo de até 115 milhões de pessoas que serão beneficiadas, direta ou indiretamente, com isenções ou reduções. 

A partir de 1º de janeiro de 2026, famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo também terão isenção da CDE em contas de até 120 kWh por mês, medida válida para apenas uma unidade consumidora.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix