Criciúma, conhecida por seu legado no setor de mineração, está prestes a vivenciar uma transformação comercial. Um shopping chinês será inaugurado nos próximos dias no térreo do edifício das empresas Guglielmi, situado na Praça Nereu Ramos, considerada uma das áreas mais movimentadas da cidade.
O empreendimento ocupará 1.000 metros quadrados, local onde funcionava as Casas Pernambucanas, que encerrou operações. Com isso, a cidade busca revitalizar seu centro e impulsionar o comércio local, conforme destacou a coluna de Ney Lopes no ND Mais.

Revitalização e oportunidades no centro de Criciúma
A introdução deste modelo inédito de comércio coincide com eventos locais e tem potencial para redirecionar o fluxo de consumidores. Oferecendo produtos variados a preços acessíveis, o shopping segue o estilo dos “shoppings chineses”, popular nas grandes cidades brasileiras.
A expectativa é que a inauguração traga efetivo impacto no mercado de Criciúma, elevando o movimento econômico e oferecendo novas oportunidades de trabalho para os moradores da cidade. A inauguração deve ocorrer nos próximos dias, perto do Sábado Mais, que tradicionalmente atraem clientes para as regiões centrais de Criciúma.
O impacto dos grandes empreendimentos comerciais no revigoramento de centros urbanos é bem documentado. Embora não haja dados específicos sobre este shopping, exemplos anteriores em Criciúma mostram resultados positivos, com a contribuição para a geração de dezenas de empregos.
Além disso, a Praça Nereu Ramos está sendo revalorizada como epicentro do comércio e, consequentemente, como ponto de encontro para moradores e visitantes da cidade.





