Principal nome do Barcelona na atual temporada, Lamine Yamal foi surpreendido com o diagnóstico de uma doença crônica nos últimos dias. Embora possua somente 18 anos, o ponta direita vem tendo que lidar com tratamentos para aliviar as dores constantes ocasionadas por uma pubalgia. Por não ter cura, a jovem promessa terá que se adaptar ao problema, perseguindo-o durante toda a carreira.
De acordo com o jornal espanhol Sport, o departamento médico da equipe que disputa a LaLiga confirmou recentemente a pubalgia crônica do camisa 10. Ainda que possa afetar toda a carreira do jogador, a doença apresenta tratamento para amenizar as dores frequentes. Por ser um problema complexo, atinge a inserção dos músculos da virilha na região pélvica.

A condição, conforme especialistas, não tem cura definitiva, necessitando de acompanhamento contínuo e trabalhos preventivos para reduzir o impacto das dores. Durante o último El Clássico, o craque do Barcelona se queixou de dores, motivo que reacendeu a preocupação dos dirigentes e comissão técnica. A título de recordação, o problema na virilha o afastou de campo por 14 dias no mês de outubro.
“É uma lesão francamente difícil de tratar. Caracteriza-se por uma dor que reduz a capacidade de movimentação e de chute em quase 50%. É uma dor incapacitante que permite ao jogador atuar, mas o impede de atingir o melhor nível”, explicou o traumatologista esportivo Dr. Ripoll, em entrevista ao programa El Larguero.
Problema não é o fim para dirigentes do Barcelona
Ainda que possa refletir no rendimento de Lamine Yamal dentro das quatro linhas, não é a primeira vez que a pubalgia assola um dos craques do Barcelona. Enquanto peça principal do time, Lionel Messi foi acometido pelo problema, mas conseguiu dar a volta por cima devido ao suporte constante dos médicos e fisioterapeutas da instituição.
Com vínculo assinado junto ao time espanhol até meados de 2031, Lamal tenta depositar foco total em campo, uma vez que, na temporada 2024/25, ficou em segundo lugar na Bola de Ouro. Por outro lado, tornou-se essencial para o Barcelona e Seleção da Espanha. No mais, projeta melhorar os números individuais para ser coroado com os títulos em disputa.





