Aos 39 anos, Usain Bolt tem aproveitado sua aposentadoria longe das pistas, motivo que tornou o hábito de subir escadas não muito prazeroso. Considerado o homem mais rápido do mundo, o jamaicano revelou ao jornal britânico The Telegraph que a falta de treinos tem tornado práticas corriqueiras um grande obstáculo.
Depois de encerrar sua carreira como velocista em 2017, a lenda tentou se aventurar como jogador de futebol, mas, sem sucesso, pendurou as chuteiras em apenas dois anos. Desde então, tem dedicado seu tempo livre a estar com a família, composta por três filhos e sua parceira Kasi Bennett. O problema é que a falta de rotina nos treinos deixou Usain sem fôlego e com pouco preparo.
“Eu não gosto, mas acho que agora que estive afastado por um tempo, preciso realmente começar a correr, porque perco o fôlego quando subo escadas. O que eu mais faço é musculação na academia. Acho que, quando voltar a treinar de vez, provavelmente vou dar algumas voltas na pista para acertar minha respiração”, revelou o medalhista olímpico.
Antes de se aposentar, Usain Bolt costumava dedicar quase a metade do dia para treinar ao lado de seu staff. Porém, a rota foi alterada, culminando em mudanças drásticas de comportamentos em função dos filhos. Para fins comparativos, a rotina atual do campeão mundial consiste em levar os herdeiros à escola, frequentar a academia e assistir séries em casa.
Usain Bolt e a dinastia intacta
Oito anos após anunciar o fim de sua carreira como velocista, o veterano ainda mantém o recorde mundial dos 100 e 200 metros rasos. Ao ser questionado pelo The Telegraph sobre a façanha, Bolt alfinetou a nova geração, que detém equipamentos melhores, mas são menos talentosos que os competidores do passado.
“Você quer a resposta verdadeira? Somos mais talentosos. É isso. As mulheres mais jovens estão surgindo e fazendo tempos melhores. Só pode ser o talento. Temos Shelly-Ann Fraser-Pryce, com novas sapatilhas, e ela correu mais rápido. Os homens daquele tempo eram mais talentosos [que os atletas masculinos atuais]. Dá para perceber se você analisar”, explicou o jamaicano.




