A cozinha é considerada a alma da casa, principalmente por disponibilizar um momento de conforto ao lado dos familiares em meio às refeições. Devido a necessidade de manter o ambiente esterilizado, a limpeza local é mais que uma obrigação coletiva. No entanto, você pode estar criando um grande problema caso utilize a mesma esponja para lavar a louça e a pia.
Embora seja utilizada para manter a higienização do ambiente em evidência, as esponjas são também facilitadoras de bactérias. De modo geral, utilizar o mesmo objeto para limpar os pratos e a pia pode contribuir com a contaminação cruzada. Para evitar maiores problemas de saúde, uma dica simples pode te ajudar; cortar um dos canto da esponja.
A princípio, a ideia parece não fazer muito sentido, mas o motivo é benéfico e sem custos. Sobretudo, reduzir um dos cantos da esponja sinaliza a outros usuários que aquele utensílio deve ser utilizado apenas para lavar a louça. Por se tratar se um lembrete visual, é fácil de se acostumar com a ideia de que a higienização da pia precisa ser remetida a outros métodos.
Para que a ação automática seja mais eficiente, é válido separar as esponjas para que não haja a troca de utilidades em meio à correria da rotina na cozinha. Assumindo a dica imposta você evita a proliferação de bactérias, além de manter uma ambiente saudável e limpo. Por fim, é indicado que o utensilio seja trocado a cada semana.
Dicas para manter a esponja e cozinha limpas:
- Use água quente com detergente bactericida e enxágue bem;
- Deixe a esponja bem molhada e coloque-a no micro-ondas por 1 minuto (fique de olho para evitar que ela queime);
- Use uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água limpa;
- Use uma esponja diferente para cada tipo de limpeza;
- Após limpar tábuas usadas com carne crua, esterilize a esponja imediatamente;
- Pingue algumas gotas de vinagre antes de colocá-la no micro-ondas para remover o mau cheiro;
- Trocar as esponjas semanalmente.





