CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Yamaha surpreende e lança moto com tecnologia usada pela Audi em seus carros

Por Isabela Oliveira
12/07/2025

A Yamaha divulgou o lançamento da Tracer 9 GT+, primeira motocicleta da montadora a possuir um farol LED matricial que se adapta e se ajusta de forma automática a luz com base no tráfego, nas condições do clima e na inclinação da moto, o que aumenta a segurança na hora da pilotagem no período noturno.

A tecnologia, desenvolvida no setor de automóveis e comprada da Audi, sofreu adaptações da Yamaha para utilizar em duas rodas e vai estrear no mercado depois de anos de testes intensivos realizados na Europa e no Japão.

Os painéis de iluminação da nova Yamaha Tracer 9 GT+ usa sensores para conseguir detectar a presença de outros automóveis, fontes de luz natural e alterações do clima.

Baseada nessas informações, o farol consegue ajustar e adaptar o brilho e o direcionamento dos feixes de luz para assegurar a máxima visibilidade sem que ofusque os outros motoristas e pilotos da via.

A tecnologia também permite o uso contínuo do farol alto, e desliga de forma automática somente os pontos de LED que poderiam afetar outros condutores.

Tecnologia inovadora da Yamaha para motos

Outra tecnologia inovadora é a resposta da luz à inclinação da motocicleta. Quando a motocicleta atingir um ângulo de curva de sete graus ou mais, o sistema consegue reposicionar o feixe luminoso, o que oferece uma visão melhor em lugares sinuosos.

“O feixe de luz se ajusta quando detecta um ângulo de inclinação de sete graus ou mais, criando uma experiência de pilotagem mais confortável”, disse a Yamaha em nota.

A base de tecnologia do sistema foi comprada da Audi, do Grupo Volkswagen, famosos na iluminação de veículos.

Contudo, o processo de adaptação para as motos precisou de uma transformação completa.

“Tivemos que fazer muitos testes, em toda a Europa e no Japão. Começamos a analisar esse sistema em 2019 ou 2020. A tecnologia vem do setor automotivo, mas o carro não se inclina, então tivemos que refazer completamente o sistema para adaptá-lo à motocicleta”, disse o porta-voz da Yamaha durante entrevista ao portal Motorbike News.

Yamaha afirma que apenas esse modelo de motocicleta terá tecnologia Audi.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista, adora escrever sobre os mais variados assuntos. É fã de música, política e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

O ingrediente que fazia parte da cozinha dos avós pode ajudar a preservar a pele e as articulações

20/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix