Apesar de ser considerado o “país do futebol”, o Brasil movimenta uma legião de fãs dos mais variados esportes. A exemplo disso, está o mundo do MMA (Artes Marciais Mistas), que presenciou momento icônico quando Anderson Silva se colocou no lugar mais alto da modalidade. Após o estadunidense Chael Sonnen desmerecer a nação, o brasileiro vingou todo o seu povo dentro do octógono.
Conhecido por sua confiança habitual antes das lutas, Sonnen alfinetou todos os seus adversários, se promovendo como o grande protagonista. O problema é que, antes de enfrentar Anderson, o lutador optou pelo caminho mais baixo, reduzindo os brasileiros a condições subumanas. Em algumas ocasiões, o medalhão utilizou o famoso “trash talk”, linguagem provocativa fora dos ringues.

Enquanto representante do MMA, o estadunidense insultou vários brasileiros, mas foi contra-atacado virtualmente. Na ocasião, o oponente de Anderson Silva brincou: “Se eu soubesse que as pessoas no Brasil tinham computadores, eu não teria dito nada”. Em outro momento, chegou a chamar as compatriotas do adversário de “selvagens”, afirmando que acabaria com qualquer pessoa aparecesse em seu caminho.
Potencializando as alfinetadas, Chael fez nova provocação, mas desta vez sobre as condições higiênicas dos brasileiros. Antes do último embate com o ‘Spider’, o oponente falou sobre levar sabonetes, xampu e fio dental para o Brasil, como forma de “oferecer ajuda”. As palavras foram engolidas da melhor forma possível, com Anderson vencendo todos os encontros.
Vingança veio em palco montado no Brasil
Concentrado em calar o adversário dentro do ringue, Anderson Silva realizou duas grandes lutas com o estadunidense pelas Artes Marciais Mistas. Em 7 de agosto de 2010, Sonnen dominou grande parte do confronto, mas acabou sendo surpreendido pelo brasileiro. Na ocasião, o Spider manteve o cinturão ao conseguir aplicar um triângulo, seguido de uma chave de braço.
O problema é que o norte-americano não aceitou a derrota e voltou a duelar contra Anderson. Em 7 de julho de 2012, no UFC Atlanta, nos Estados Unidos, os personagens se encontraram e, novamente, o brasileiro venceu a luta por nocaute técnico. Mostrando sua soberania, Spider respondeu às provocações ao dizer: “Eu tenho pena dele. É um cara frustrado, que nunca ganhou nada, nunca foi primeiro em nada”.





