Logo Correio do Estado

PROSSEGUIR Governo recomenda fechamento de shoppings e parques Prefeituras devem deliberar se determinam fechamento ou não das empresas listadas 23 JUL 2020 • POR Adriel Mattos • 11h04

O comitê do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) em Mato Grosso do Sul definiu 11 serviços e atividades econômicas como não recomendadas nos próximos 14 dias.  

Entre eles, estão shoppings, parques públicos e feiras livres. O grupo de trabalho foi criado no mês passado para monitorar a situação da pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

Por outro lado, o comitê autorizou que 57 serviços e atividades sigam operando, já que são essenciais. Isso inclui saúde, transporte público e a construção civil.

Outros setores foram considerados como não essenciais, com base no risco de contágio.

Comércio ambulante e hotéis foram apontado como baixo risco. Igrejas, bares e restaurantes entraram na lista de médio risco.

Já academias, escolas, universidades, turismo, salões de beleza e barbearias foram classificadas como atividades de alto risco.

PROGRAMA

O objetivo do Prosseguir é manter as atividades socioeconômicas, sem riscos à saúde e até a possibilidade de lockdown.

“Nosso objetivo é subsidiar os prefeitos na tomada de decisões, respeitando a autonomia dos municípios, sem nos eximir da responsabilidade de ações conjuntas”, declarou o presidente do comitê gestor e secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, em 16 de julho.

A metodologia prevê o cruzamento de indicadores nas três principais áreas envolvendo a Vigilância Epidemiológica, Saúde e Impacto Econômico estipulando, através de faixas de cores – que variam do verde ao preto, o grau de risco da saúde da região (se baixo, tolerável, médio, alto ou extremo).  

Seguindo a classificação por cor também são definidas as medidas de flexibilização ou restrição das atividades econômicas, de acordo com a classificação de risco de cada uma delas (se baixo, médio ou alto risco).  

Confira a lista completa da classificação de cada atividade e serviço:  

Atividades e serviços considerados essenciais:

Atividades e serviços considerados não essenciais de baixo risco:

Atividades e serviços considerados não essenciais de médio risco:

Atividades e serviços considerados não essenciais de alto risco:

Atividades e serviços não recomendados: