Mato Grosso do Sul vai receber repasse de R$ 3.814.543,50 do Governo Federal, liberadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, para ações de combate ao fogo no Pantanal.
A portaria foi divulgada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União. De acordo com a publicação, o Estado terá o prazo de 180 para implementar as ações, a contar a partir de hoje.
Segundo o ministério, o montante será usado em 37 ações de combate. Como a contratação de 200 horas de voo para auxiliar o combate às chamas, locação de helicópteros e a compra de equipamentos para a contenção e extinção do fogo, como mangueiras, esguicho, abafadores, sopradores e piscinas flexíveis, entre outras medidas.
O ministro da pasta, Rogério Marinho, visitou Campo Grande na terça-feira (15), junto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O encontro foi acertado para discutir estratégias de combate aos incêndios florestais.
Emergência
Segundo o Ibama, mais de 1,5 milhão de hectares do bioma foram devastados pelas chamas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que já foram registrados 15.477 focos de calor este ano, contra 4.936 no mesmo período de 2019.
Números mostram alta de 213% das queimadas no Pantanal em 2020, em comparação com o ano passado.
Na segunda-feira (14) o governo do Estado declarou estado de emergência por conta de estiagens e queimadas para todo território sul-mato-grossense.
O decreto deve valer por 90 dias e diz respeito à “propagação de fogo sem controle, em qualquer tipo de vegetação, em áreas legalmente protegidas e não protegidas, com queda da qualidade do ar – desastre classificado e codificado como Incêndio Florestal”.