Logo Correio do Estado

PROSSEGUIR

Situação da Covid-19 piora e MS tem quatro municípios na bandeira cinza

Bandeira representa grau de risco extremo e orientação são restrições máximas

24 MAR 2021 • POR Glaucea Vaccari , Naiara Camargo • 12h27

Em uma semana, mais três municípios de Mato Grosso do Sul entraram no grau extremo da Covid-19, classificado como bandeira cinza. Campo Grande já estava nessa faixa de risco e se manteve.

Boletim extraordinário  do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) foi divulgado nesta quarta-feira (24).

Campo Grande, Aral Moreira, Bela Vista e Costa Rica são os municípios na bandeira cinza, onde são recomendadas medidas mais rígidas, como o fechamento de atividades consideradas não-essenciais.

Além das quatro cidades em grau extremo, o Estado tem 48 municípios na bandeira vermelha, de risco alto, sendo o pior cenário desde o início da pandemia.

"Realmente a coisa progrediu e progrediu para pior", disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Sérgio Murilo.

Últimas notícias

Além das quatro cidades em grau extremo e 48 em grau alto, Mato Grosso do Sul tem ainda 24 na cor laranja, de risco médio, e três na amarela, de grau tolerável. Nenhuma cidade se classifica na bandeira verde, de grau baixo.

No comparativo com o último boletim, 17 municípios regrediram na classificação, 54 permaneceram com o mesmo grau de risco e apenas oito progrediram.

Conforme Sérgio Murilo, os dados apontam para um cenário grave em todo o Estado.

"Temos avaliado diuturnamente esse quadro e isso remete a busca de todos os mecanismos para, ao menos, tentarmos frear a escalada da pandemia. Mais uma vez, reforço que o nosso principal objetivo é continuar salvando vidas”, explicou.

Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde, disse que é importante que todos os municípios cumpram as recomendações do Prosseguir, de acordo com a sua classificação.

No grau extremo, recomendação é a suspensão de serviços presenciais e não-essenciais da administração pública, manter suspensas as aulas presenciais e restrição do transporte coletivo somente aos trabalhadores da saúde e de atividades essenciais.

No entanto, as medidas listadas no programa são apenas recomendações e os municípios têm autonomia para decidir se irá adotá-las ou não.

Campo Grande, que entrou na bandeira cinza na última quinta-feira (18), antecipou feriados municipais para esta semana, com série de restrições, que incluem o fechamento de atividades não essenciais.

Classificação

Para gerar a classificação, o Prosseguir avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, fronteira ou divisa com estado que tenha aumento de casos e necessidade de expansão de leitos.

Grau extremo - bandeira cinzaCampo GrandeAral MoreiraCosta RicaBela VistaGrau alto - bandeira vermelhaAmambaiAnastácioAquidauanaBandeirantesBataguassuBonitoBrasilândiaCamapuãCaracolCassilândiaChapadão do SulCorguinhoCorumbáDeodápolisDois Irmãos do BuritiDourados EldoradoFátima do SulFigueirãoGuia Lopes da LagunaItaporãItaquiraíJaporãJardimJutiLaguna CarapãMaracajuMirandaMundo NovoNaviraíNioaqueNova Alvorada do SulNova AndradinaParanaíbaPedro GomesPonta Porã Porto MurtinhoRibas do Rio PardoRio NegroRio Verde de Mato GrossoSanta Rita do PardoSão Gabriel do OesteSelvíria SidrolândiaSonoraTacuruTaquarussuTrês LagoasGrau médio - bandeira laranjaÁgua ClaraAlcinópolisAnaurilândiaAngélicaAntônio JoãoAparecida do TaboadoBataiporãBodoquenaCaarapóCoronel SapucaiaCoximDouradinaGlória de DouradosIguatemiIvinhemaJaraguariLadárioNovo Horizonte do SulParaíso das ÁguasParanhosRochedoSete QuedasTerenosVicentinaGrau tolerável - bandeira amarelaInocênciaJateíRio Brilhante