Logo Correio do Estado

OLHA O BARULHINHO Vídeo: entenda a diferença dos sons das urnas eletrônicas no dia da votação Eleições 2022 tem seis modelos distintos de urnas, com 577.125 equipamentos em ação 29 SET 2022 • POR Leo Ribeiro • 17h33
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por TSEJus (@tsejus)

Com o dia 02 de outubro cada vez mais perto, os eleitores precisam estar atentos aos diferentes sons que as urnas eletrônicas emitem, sendo que a eleição de 2022 tem uma novidade no tempo da votação. 

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir destas eleições haverá um tempo a mais para conferência de votos.

Como bem aponta o vídeo explicativo, esse tempo será apenas um segundo de tela parada, com texto piscante de "confira seu voto". 

Ainda, segundo o TSE, 577.125 equipamentos estarão em ação nas eleições de 2022, sendo que um novo modelo de urna eletrônica (UE modelo 2020), será usada pela primeira vez no próximo dia 02 de outubro.  

Além da UE 2020 (que terá 224.999 exemplares em todo o Brasil), o TSE também traz para campo os modelos UE 2015, UE 2013, UE 2011, UE 2010 e UE 2009, todas essas com os mesmos progrmas, integralmente desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE).

Importante frisar, segundo o TSE, que a cadeira de segurança desse novo modelo - sistema esse que assegura a execução de somente programas feitos e assinados digitalmente pelo TSE -, foi reforçada por um hardware criptográfico certificado conforme normas expedidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Voto decisivo

Vale ressaltar que, o Correio do Estado - através do núcleo de verificação de desinformação "Correio Verifica" -, apontou mais recente a diferença dos votos válidos, brancos e nulos, num comparativa sobre "quem decide a eleição".  

É importante lembrar que, diferente das eleições de 2020, neste ano os eleitores escolhem através do voto - respectivamente, em ordem de votação -, representantes aos cargos de:  

No site do Tribunal Superior Eleitoral é possível simular a votação na esfera de Eleições Gerais (Brasil), além do vídeo que ensina como votar na urna eletrônica, disponível no canal to TSE no Youtube. 

Por fim, para as votações é preciso levar a "colinha" de números dos candidatos e, após digitar, o eleitor deve conferir o nome, foto do candidato e a sigla do partido. 

Assine o Correio do Estado