O corredor exclusivo de transporte coletivo, instalado na avenida Rui Barbosa, começou a funcionar nesta terça-feira (2). Mas, logo no primeiro dia de funcionamento, foi motivo de dor de cabeça para comerciantes e passageiros.
Em dias úteis, 152 ônibus de 44 linhas diferentes devem realizar 986 viagens nos 3,8 quilômetros do corredor.
São cinco estações de embarque situadas nas esquinas da Rui Barbosa com as ruas Aníbal de Toledo, Professor Severino Ramo de Queiróz, Tônico Saad, Barão do Rio Branco e Marechal Cândido Mariano Rondon.
A obra está finalizada, com cobertura e assentos instalados, pintura e placas sinalizadoras.
O corredor está instalado no lado esquerda da avenida, via exclusiva onde os ônibus devem trafegar. Mas, na manhã desta terça-feira (20), a equipe de reportagem do Correio do Estado flagrou veículos transitando fora da via exclusiva. Veja:
A distância entre pontos também aumentou. De acordo com a aposentada, Maria Luiza dos Santos, a linha 087 (Guaicurus – General Osório) tem ponto na Rui Barbosa/Barão do Rio Branco e outro próximo a Fernando Corrêa da Costa, o que dá uma distância de 750 metros.
“Ficou horrível. É uma calamidade porque estamos sem pontos de ônibus na cidade. O 087 só para depois do córrego, isso é um absurdo. Tem que ter mais pontos no centro. Antes parava mais perto e agora para longe. Tenho uma prótese no quadril e joelho arrebentado de tanto correr atrás de ônibus”, disse em tom de insatisfação.
Os estacionamentos do lado esquerdo e direito foram eliminados. Conforme noticiado pelo Correio do Estado, comerciantes discordam e estão insatisfeitos com o fim das vagas de estacionamento.
Proprietário de uma loja de óculos, localizada entre a as avenidas Afonso Pena e Barão do Rio Branco, Alberto Ledesma, afirmou que perdeu 20% dos clientes após o fim das vagas de estacionamento.
“O movimento caiu. A clientela não tem onde estacionar, acaba desistindo de comprar aqui e vai embora. Aonde que a pessoa vai deixar o carro? Não vem aqui não, porque tem que estacionar muito longe”, disse.
“O Marquinhos [ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD)] perdeu a eleição por causa dessas obras do centro. O campo-grandense bufava de raiva só de vir no centro. A obra gerou bagunça demais, ficou intransitável. Eles interditaram a rua várias vezes. Já foi aberto buraco um monte de vez”, complementou.
A comerciante, Monica Nammoura, gerencia uma loja de bolsas na Rui Barbosa há cinco meses e afirmou que o movimento já era ruim, mas hoje está ainda pior.
“O movimento está ruim, piorou tudo desde que começou as obras, só tristeza mesmo. A gente tá pensando em mudar porque está muito ruim”, lamentou.
Comerciante há 20 anos e dono de uma loja de roupas, Ali Ramez, está revoltado com o fim das vagas de estacionamento.
“O comércio acabou. Caiu muito o movimento. Muita gente quebrou, acabaram com as lanchonetes atrás dos pontos de ônibus. Morreu a quadra da Afonso Pena pra baixo. Tiraram o ônibus e não tem ninguém, muita loja fechou”, queixou-se.
Lado bom
O corredor exclusivo de ônibus não teve apenas críticas. A desempregada, Bruna Valdez e a artesã, Maria Cristina Rodrigues, adoraram a novidade do centro. A cobertura, que protege do sol e chuva, e os bancos foram muito elogiados por ambas.
“A gente estava no ponto na outra quadra, ficava exposto em dias de chuva. Esse é um ponto que tem onde sentar; tem cobertura. É melhor”, expressou Valdez.
“Gostei para usar e achei mais cômodo, não pega sol, não pega chuva, eu achei que é uma boa ideia. Eu uso bastante o ônibus em Campo Grande, tenho passe do idoso”, disse Rodrigues.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), afirmou que o objetivo dos corredores de ônibus é economizar e otimizar o tempo de viagem.
“O intuito é ganhar velocidade média do ônibus. Quando você tem um ônibus andando mais rápido, você diminui o tempo de viagem. Se eu tiver uma velocidade média mais alta, essa viagem de 40 minutos vai para 30/25 minutos”, explicou.
A previsão é que, nos próximos anos, também haja corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Bandeirantes, Bahia, Calógeras e Consul Assaf Trad.