Logo Correio do Estado

CORREIO 70 ANOS Olhar população campo-grandense é 'peça-chave' para melhoria da Capital Em debate promovido pelo Correio do Estado, time de especialistas defende políticas públicas que visem da criança ao idoso 7 AGO 2024 • POR Leo Ribeiro e alanis netto • 10h47
17 especialistas em diversas áreas importantes para o desenvolvimento da cidade se reuniram - em celebração a sete décadas de Correio do Estado - para debater Campo Grande   Marcelo Victor/Correio do Estado

Durante o evento "Campo Grande que Queremos" - em alusão aos 70 anos do Correio do Estado -, a população campo-grandense foi colocada como "peça-chave" para a melhoria da Capital, que precisa de políticas públicas que tenham como alvo da criança até o idoso. 

Entre os especialistas, Douglas Oldegardo defendeu a integração das secretarias em prol da segurança pública, dizendo que atividades em contraturno para os jovens; tratamento da alcoolemia pela área da saúde e iluminação pública da infraestrutura estão diretamente ligados à redução dos mais variados tipos de violências. 

Além dele, Fernando Bumlai, diretor-executivo da Faculdade Insted, também responsabiliza o município em determinados pontos, dizendo em uma fala que traz como exemplo o ceará, que "não basta dinheiro, precisa de uma boa gestão. Ninguém fala em formação de gestores para essas escolas".

"Não tem que incrementar muita coisa, não. A gente tiver um pilar forte entre gestão escolar, formação docente, saúde e alimentação para essas crianças. Envolve o que a segurança pública fala, não é sozinha uma coisa. As políticas têm que ser adjudicadas", afirma. 

Nesse sentido, do crescer, viver e morrer em Campo Grande, o PhD em economia, Sr. Carlos Alberto Coimbra, destacou que não somente entre as faixas etárias, mas também entre as classes sociais, há diferenças de tratamentos necessárias diante das necessidades às quais cada cidadão está exposto. 

"Existem diferenças muito grandes, de um idoso hoje de 65 anos, de uma classe social A; C e D. De como que essa pessoa viveu realmente a sua vida para chegar na velhice? É um exercício que precisamos entender para poder promover ações", frisa ele

Debate de aniversário

Na manhã desta quarta-feira (07), com transmissão ao vivo pelo Youtube do Jornal Correio do Estado, 17 especialistas em diversas áreas importantes para o desenvolvimento da cidade se reuniram - em celebração a sete décadas de Correio do Estado - para debater Campo Grande. 

Todas essas ideias serão, posteriormente, compiladas e entregues para todos os candidatos a prefeito de Campo Grande em forma de livro, como sugestão para que as medidas propostas entrem nos planos de governo dos candidatos.

Assine o Correio do Estado