Logo Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL Polícia e Energisa combatem fraudes em medidores de energia em MS Operação aconteceu simultaneamente na Capital e no interior do Estado, com a prisão de três indivíduos só em Campo Grande 8 AGO 2024 • POR DA REDAÇÃO • 12h54
Operação Luminar foi lançada em fevereiro deste ano, passando por 14 municípios sul-mato-grossenses desde então   Reprodução/PCMS

Para combater fraudes em medidores de energia em Mato Grosso do Sul, equipes da Polícia Civil se uniram a agentes da concessionária Energisa, na manhã desta quinta-feira (08), em mais uma edição da operação batizada de "Luminar", que teve focos de trabalho principalmente em Corumbá e na Capital. 

Durante a manhã desta quinta-feira (08), até o fim da manhã, pelo menos três pessoas foram presos em flagrante em Campo Grande, segundo nota divulgada pela Polícia Civil, que tem coletiva marcada na tarde de hoje para divulgação de balanço. 

Investigações policiais, em informações internas da concessionária, mostram diferenças significativas nos registros de consumo, o que motivou as vistorias em padrões elétricos, com os três encaminhados pelas fraudes comprovadas. 

Furto de energia

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicam que as fraudas, em território nacional, somam mais de 31 mil gigawatts, que por sua vez representa quantidade suficiente para abastecer quase todo o Mato Grosso do Sul. 

Na Cidade Branca a operação mapeou 30 pontos suspeitos e, como aponta o Delegado de Polícia Fillipe Araújo, o popular "gato" - pelos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro - pode ser tipificado como furto ou estelionato. 

Ainda no ano passado, 45 casas corumbaenses foram alvo de operação de mesmo teor, batizada à época de Blecaute, que prendeu um homem pelo gato realizado na própria residência.

Nesse sentido, a Operação Luminar foi lançada em fevereiro deste ano, passando por 14 municípios sul-mato-grossenses desde então, sendo: 

Assine o Correio do Estado