Logo Correio do Estado

MAIS FRIO QUE O PREVISTO Com mínima de 0,1 grau, geada atinge MS com força em pleno agosto Frio extremo, o mais intenso do ano, tende a prejudicar a produtividade das lavouras de cana e também há registro de morte de bovinos 10 AGO 2024 • POR Neri Kaspary • 08h22
Por conta da baixa temperatura, o orvalho congelou em praticamente toda a região sul do Estada na madrugada deste sábado (arquivo)  

Os institutos de meteorologia acertaram na previsão de que uma frente fria traria chuva e baixas temperaturas a Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira. Não previram, porém, que faria tanto frio assim. Em Rio Brilhante, segundo o Instituto Nacional de Meteorogia (Inmet), a mínima na madrugada deste sábado foi de apenas, 0,1 grau, sendo a madrugada mais fria do ano. 

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, geou em toda a região sul e até mesmo na parte central do Estado, como em Campo Grande e São Gabriel do Oeste. E estas baixas temperaturas possivelmente prejudicaram lavouras de cana, principalmente no sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, há registro de morte de bovinos em decorrência do frio intenso.

Os institutos de meteorologia previam que a mínima neste sábado seria de 3 graus no extremo sul do Estado. Porém, em várias estações do Inmet a temperatura ficou abaixo disso. Em Itaporã e Amambai, as mínimas foram de 1,6 e 1,7 grau, respectivamente. Em Ponta Porã e Sete Quedas, as mínimas foram de 2,5 e 2,8 graus, respectivamente, o que é temperatura suficientemente baixa para que o orvalho congele. 

Em Rio Brilhante, segundo o Inmet, a partir das 3 horas da madrugada o termômetro da estação já passou a registrar menos de 3 graus e esta temperatura foi baixando até chegar perto de zero grau, por volta das 7 da manhã.

Em Juti, também na região sul, a mínima foi de 3,8 graus. Na segunda maior cidade do Estado, em Dourados,  o Inmet apontou mínima de 4,4 graus. 

E esta forte onda de frio também chegou ao norte do Estado e ao Pantanal. Em Coxim, por exemplo, foram registrados 5,9 graus. Em Miranda, a manhã deste sábado teve apenas 4,2 graus. Em Corumbá o frio foi um pouco menos intenso, com 8,4 graus. 

Embora tenha trazido preocupação para os produtores de cana, esta frente fria trouxe alívio para o Pantanal, que desde o começo de junho estava sendo assolado pelos incêndios florestais. Em Corumbá foram registrados 44 milímetros de chuva na quinta e sexta-feira e os focos de incêndio foram todos extintos. A média histórica para Corumbá é de apenas 25,4 milímetros em agosto. 

Para os produtores de cana, a preocupação ainda não acabou. Conforme os institutos de meteorologia, existe possibilidade de mais geada nas madrugadas de domingo e segunda-feira. 

Depois deste levantamento, a temperatura baixou mais ainda na estação do Inmet de Rio Brilhante, chegando a apenas 0,1 grau