Logo Correio do Estado

PERIGO? MS é o 8º estado com maior número de acidentes aéreos nos últimos 10 anos No ano, 108 acidentes já aconteceram no país, sendo 27 deles fatais, que resultaram em 49 mortes, número que deve subir com a tragédia em Vinhedo (SP) que vitimou 62 pessoas 10 AGO 2024 • POR Felipe Machado • 12h30
  Foto: Divulgação / Governo do Estado

Com a tragédia acontecida na tarde desta sexta-feira (09), em Vinhedo (SP), que vitimou todos os 62 passageiros a bordo, os olhos voltaram a se fixar no tema dos acidentes aéreos brasileiros. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), antes do desastre aéreo, havia registrado 108 acidentes no ano, tendo Mato Grosso do Sul em oitavo com o maior número de acidentes nos últimos 10 anos.

Segundo o relatório do órgão, em 2024, o estado pantaneiro teve apenas dois sinistros, mas que não resultaram em nenhuma morte, um caso aconteceu em um avião B06 e outro em um PA11. 

Na última década, 75 acidentes foram registrados no MS, que resultaram em 23 mortes. Campo Grande foi a cidade com maior quantidade de sinistros nos últimos 10 anos, com 12 ocorrências, seguido por Corumbá, com 5, Ponta Porã e Nova Andradina, com 4. Perda de controle em voo e falha/mau funcionamento no motor, ambos com 13, são os principais motivos para os acidentes sul mato-grossenses.

Fonte: Cenipa

No panorama nacional, dos 108 registrados, 23 ocorreram no Mato Grosso, 15 em São Paulo (ainda sem contar a tragédia em Vinhedo), 11 no Rio Grande do Sul e no Pará. Ao todo, 49 mortes foram catalogadas, número que deve subir para 111 com os 62 óbitos desta sexta-feira (09). No ano passado, foram 156 casos, com 72 mortes.

Nos últimos 10 anos, foram 1.665 mil acidentes, com 338 mortes. O tipo de operação com maior frequência de sinistro foi a particular, que é uma modalidade de transporte que oferece serviços exclusivos para um único cliente ou grupo de clientes.

Acidente em Vinhedo (SP)

Um avião de médio porte caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, em uma área no bairro Capela. A aeronave, que viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo), caiu, segundo a corporação, na altura do número 2.500 da rua Edueta.

A Prefeitura de Vinhedo confirmou, no início da tarde desta sexta-feira (9), que não havia sobreviventes. O Policial Rodoviário Federal (PRF) Hiales Froda, de 33 anos, que atuava em Mato Grosso do Sul, é uma das 62 vítimas do avião da Voe Pass. Ele estava acompanhado da esposa Daniela Schulz Froda que é fisioculturista, e o destino do casal seria os Estados Unidos.

Lista de passageiros divulgada pela companhia aérea

Assine o Correio do Estado