Logo Correio do Estado

Política Quase metade dos candidatos à Prefeitura de Campo Grande são mulheres Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Rose Modesto (União Brasil) representam o aumento da presença feminina na política 10 AGO 2024 • POR Alanis Netto • 16h45
Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Rose Modesto (União Brasil) são candidatas à Prefeitura de Campo Grande   Fotos de Marcelo Victor e Gerson Oliveira, do Correio do Estado

Campo Grande terá oito candidatos disputando a Prefeitura de Campo Grande nas Eleições Municipais de 2024, sendo três deles mulheres.

As candidaturas de Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT) e Rose Modesto (União Brasil) evidenciam e ilustram bem o aumento da representatividade feminina na política.

No caso da atual prefeita da Capital, que busca reeleição, a vice será a ex-diretora do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), Camila Nascimento, o que torna a candidatura 100% feminina.

A presença das mulheres vem crescendo nos últimos anos

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em 2012, foram sete candidatos à prefeitura de Campo Grande, todos homens.

Já em 2016, duas mulheres foram candidatas, dentre 15 candidatos: Rose Modesto, que na época era do PSDB, e Rosana Santos de Oliveira, do PSol.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, 13 candidatos disputavam a prefeitura da cidade morena, duas eram mulheres: Sidneia Catarina Tobias, do Podemos, e Cristiane Pinheiro Duarte, do PSol.

O índice avançou de 0 a 13,3%, depois a 15,3%, e agora a 37,5%.

Capital pode ter a primeira prefeita eleita

Caso alguma delas seja eleita, será a primeira vez que uma mulher será escolhida nas urnas para ser chefe do executivo da Capital sul-mato-grossense.

Isso porque Campo Grande já teve duas prefeitas, mas nenhuma delas foi eleita por voto direto:

Confira os candidatos à Prefeitura de Campo Grande:

Partido Progressista (PP):

Partido dos Trabalhadores (PT):

União Brasil:

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB):

Partido Novo (Novo):

Federação Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)/Rede:

Democracia Cristã (DC):

Partido da Causa Operária (PCO):

_

Calendário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impõe prazos a serem cumpridos pelos partidos, seus candidatos e até para os eleitores para a realização do pleito eleitoral. Confira algumas datas importantes:

Convenções partidárias e registros de candidatura 

Candidaturas femininas e de pessoas negras 

Vedação às emissoras de rádio e TV 

A partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística:

  1. transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
  2. veicular propaganda política;
  3. dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral;
  4. veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente a candidata, candidato, partido, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
  5. divulgar nome de programa que se refira a candidata ou candidato escolhido em convenção.

Propaganda eleitoral  

Propaganda em rádio e TV 

Horário eleitoral gratuito 

Quantitativo de eleitoras e eleitores por município 

Prestação parcial de contas 

Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas 

Prisão de eleitores 

Transporte de armas e munições 

Prestação de contas 

Justificativa eleitoral 

Assine o Correio do Estado.