Logo Correio do Estado

Fronteira

Veículo com imagem de Pablo Escobar chama atenção no velório de deputado paraguaio

Adesivado com a imagem do narcotraficante colombiano e com a frase 'Plata o Plomo', traduzida como 'Dinheiro ou Chumbo', o veículo chamou a atenção dos populares que passavam pela igreja San Genaro, em Pedro Juan Caballero.

21 AGO 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 15h00
Furgão que estampava foto do narcotraficante Pablo Escobar champou atenção em velório de deputado Lalo Gomes.   Créditos: Marciano Cândia/ Jornal Última Hora

Durante o velório do deputado paraguaio Eulálio Gomes Batista, de 67 anos, um furgão adesivado com a imagem do ator principal da série El Patrón del Mal, que relata a história do narcotraficante colombiano Pablo Emilio Escobar Gavíria, chamou a atenção de amigos e familiares de Lalo Gomes, morto durante uma troca de tiros com a Polícia Nacional, em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a imprensa paraguaia, além da foto, o furgão estampava a frase 'Plata o Plomo' (dinheiro ou chumbo), utilizada por Pablo Escobar para intimidar seus inimigos e autoridades públicas durante o período em que dominou o tráfico de cocaína na Colômbia.

O veículo estava estacionado em frente à Igreja San Gerard, onde familiares e amigos de Lalo Gomes prestaram suas últimas homenagens ao deputado do Departamento de Amambay.

Além do adesivo e da frase, o veículo tocava a música da Seleção de Amambay em homenagem a Lalo Gomes, que foi presidente da Federação de Futebol de Salão do departamento, cuja capital é Pedro Juan Caballero.

Preocupada com a presença do veículo e com o olhar desconfiado dos presentes em relação ao furgão, a viúva de Lalo Gomes, Joana Rodrigues, mandou retirar o carro do local.

Até o momento, não se sabe os motivos por trás da homenagem, mas o lance inusitado chamou a atenção dos moradores, especialmente porque Lalo Gomes e seu filho, Alexandre Rodrigues Gomes, estão envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Troca de tiros

Deputado do Departamento de Amambay e investigado pelo Ministério Público do Paraguai por suposta ligação com o narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão, Lalo Gomes foi morto durante uma troca de tiros com a polícia, na madrugada da última segunda-feira (19), em sua residência no município de Pedro Juan Caballero.

Segundo a versão da polícia, o deputado reagiu aos tiros disparados pelos agentes que invadiram seu imóvel para cumprir mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Pavo Real II, expedidos pela Justiça paraguaia.

"Revoltados com o caso, familiares de Lalo Gomes afirmaram que o deputado não atirou. Segundo o laudo técnico, o deputado foi atingido enquanto estava agachado. O caso segue em investigação pelo Ministério Público do Paraguai."

Outro investigado é o filho de Lalo Gomes, Alexandre Gomes, que também estava na residência e, junto com o pai, teria trocado tiros com a polícia, mas conseguiu fugir do local. De acordo com a imprensa paraguaia, ele se entregou na sede da Polícia Nacional de Pedro Juan Caballero.

*Informações do Jornal Última Hora/ Pedro Juan Caballero 

Assine o Correio do Estado