Logo Correio do Estado

Esperança

Filhotes de gato palheiro são resgatados em meio ao fogo no Pantanal de MS

A equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar os gatinhos durante o combate às queimadas

24 AGO 2024 • POR Laura Brasil • 17h15
Além dos gatinhos palheiro o CRAS acolheu dois filhotes de lobinho e um veado-catingueiro   Divulgação Imasul

O resgate de animais em decorrência das queimadas no Pantanal continua. Desta vez, o Hospital Veterinário Ayty recebeu dois filhotes de gato-palheiro.

Os gatinhos-palheiro foram acolhidos na sexta-feira (23). O hospital faz parte do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Resgate

Durante o combate ao fogo no Pantanal, uma equipe do Corpo de Bombeiros localizou os filhotes em meio ao fogo intenso. A Polícia Militar Ambiental (PMA) então entrou em cena para garantir o resgate.

No pelotão da PMA, os gatinhos passaram por diversos exames realizados por veterinários do Ibama. Após os exames, foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS).

Os filhotes continuarão recebendo cuidados, com uma dieta especializada à base de fórmula de leite, até serem introduzidos a alimentos sólidos.

Divulgação Imasul
Raro

Segundo destacou a gestora do hospital, um dos felinos é considerado raro devido à cor do pelo.

"Um dos gatos é melânico, uma condição genética que pode ocorrer esporadicamente em alguns animais, resultando em uma pelagem totalmente preta."

Reintrodução à Natureza

A equipe do CRAS está preparando um treinamento de caça para os felinos, com a possibilidade de sua reintrodução à natureza no futuro.

Outros Animais

Dois filhotes de lobinho, com aproximadamente duas a três semanas de vida, foram resgatados pela Guarda Municipal de um incêndio em Dourados. Assim como os lobinhos e os gatos-palheiro, o CRAS também está cuidando de um filhote de veado-catingueiro, resgatado em meio às queimadas na Aldeia Alves Barros.

"As equipes do hospital estão sempre prontas para o atendimento. Temos um hospital avançado que proporciona acolhimento seguro para esses animais," explicou André Borges.

Assine o Correio do Estado