O Itaú Cultural divulgou, nesta segunda-feira (2), a suspensão do edital "filma.aí", para fomento à produção audiovisual com uso de Inteligência Artificial (IA).
A divulgação ocorreu por meio de nota, na qual a assessoria afirma que irá retornar com a proposta futuramente e garante o compromisso da instituição com um diálogo aberto entre agentes culturais. Confira:
"O Itaú Cultural tem trilhado, ao longo de mais de três décadas, um caminho pautado no diálogo e na construção colaborativa e experimentação, inclusive no campo da arte e tecnologia. Acreditamos que a escuta e a troca sempre nos fazem avançar e fortalecer nossa presença no campo da arte e cultura.
Agradecemos a todas as pessoas que se manifestaram. Com vocês entendemos que este caminho precisa ser ainda mais debatido com os agentes da arte e da cultura e, para que isso seja feito com mais interação, estamos suspendendo o edital.
Agora vamos dedicar nossa energia para aprofundarmos o debate sobre soluções técnicas, éticas e jurídicas para a arte e a cultura em tempos de inteligência artificial, diante de tantas mudanças na vida contemporânea.
Nosso objetivo é sempre garantir aos artistas, fazedores de cultura e pensadores o papel central nesses tempos. Nesse sentido, nas próximas semanas, realizaremos conversas, debates e encontros que se reflitam em novas propostas que passam por questões de inclusão, pluralidade, inovação, sempre sob a ótica do combate às desigualdades.
[...]"
O edital, divulgado na última sexta-feira (30), iria selecionar até 10 projetos para receber valores de R$ 5 mil a R$ 50 mil, além de poderem ser exibidos na plataforma Itaú Cultural Play. O critério para seleção seria a utilização de IA em qualquer aspecto da obra de até 30 minutos: roteiro, imagens, músicas ou vídeo.
De acordo com o superintendente do Itaú Cultural, o edital seria um passo para identificar e mapear iniciativas que estão se desenvolvendo no meio audiovisual.
“Entendemos que a IA já é uma realidade e avança a passos largos. Vemos que esta linguagem traz a possibilidade de expandir as experiências artísticas. Nesse sentido, procuramos compreender esse campo e quais contribuições pode oferecer ao setor”, disse.
Essa não foi a primeira vez que a instituição envolveu a Inteligêcnia Artficial em seus projetos. O edital "filma.aí" avançava uma pesquisa iniciada com outras ações da Fundação Itaú, como o edital "Inteligência artificial para educação" e o ciclo de debates "Inteligência artificial em educação e cultura: estratégias para combater desigualdades"