Comerciantes do município de Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande, estão sendo investigados pela Polícia Federal por suspeita de estelionato contra indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru. De acordo com as investigações, foram apreendidos 48 cartões e aparelhos celulares. Nenhum suspeito foi detido até o momento, mas as operações continuam
Segundo informações da polícia, as investigações revelaram que estabelecimentos em Dourados estariam retendo cartões bancários de indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, forçando-os a comprar exclusivamente nesses locais.
Diante das denúncias, a Delegacia de Polícia Civil e a Justiça Federal determinaram a busca e apreensão de cerca de mil cartões dos indígenas, além de equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e celulares, que estariam armazenando as senhas dos cartões, assim como documentos relacionados.
Segundo relatos dos próprios indígenas, os cartões foram feitos com a loja, juntamente com as respectivas senhas. Eram os proprietários do estabelecimento que realizavam os saques e somente devolviam os cartões aos indígenas após a quitação total da dívida. Os principais crimes investigados são estelionato e associação criminosa.