Logo Correio do Estado

Astronomia

Eclipse lunar poderá ser visto hoje

No MS, fenômeno inicia às 20h41

17 SET 2024 • POR Mariana Piell • 16h00
Lua   Gerson Oliveira / Correio do Estado

Nesta terça-feira (17), um eclipse lunar irá atingir o Brasil. O fenômeno será visível a olho nu em todo o território nacional, desde que o céu não esteja encoberto por nebulosidade ou fumaças oriundas de incêndios florestais.

O eclipse será parcial e terá início a partir das 20h41 (no horário de Mato Grosso do Sul), com a fase penumbral. O início do eclipse visível a olho nu deve ocorrer às 22h12, atingindo seu ápice às 22h44. O fenômeno poderá ser visto sem a utilização de equipamentos porque a lua estará alta no céu e não haverá risco à saúde ocular, diferentemente de um eclipse solar.

Tipos de Eclipse Lunar

Existem três tipos de Eclipse Lunar: total, parcial e penumbral. Veja as diferenças entre cada um:

Eclipse total: ocorre quando toda a sombra da Terra é projetada sobre a Lua. Eclipse parcial: acontece quando somente uma parte da Lua é recoberta pela sombra terrestre.  Eclipse penumbral: ocorre quando a Lua está na região de penumbra da sombra da Terra e a sombra projetada é sútil. Transmissão

Dada a impossibilidade de visualização do eclipse em alguns locais devido ao clima ou aos incêndios, o Observatório Nacional irá transmitir o fenômeno ao vivo em seu canal no YouTube. No horário de MS, a trasmissão será iniciada às 20h30.

Horários

Veja os horários de cada fase do eclipse:

Início do eclipse penumbral às 20h41; Início do eclipse parcial às 22h12; Eclipse parcial atinge o ápice às 22h44; Fim do eclipse parcial à 23h15; Fim do eclipse penumbral à 0h47. Eclipse Solar

Eclipses lunares e solares sempre ocorrem em sequência. Por isso, é esperado um eclipse solar para o próximo dia 2 de outubro. O fênomeno poderá ser visto em alguns pontos do sul do Brasil.

Assine o Correio do Estado