
A Atvos, usina sucroalcooleira com três unidades em Mato Grosso do Sul, entrou com pedido de uma licença de ampliação e instalação do projeto de uma unidade produtora de biometano da Usina Santa Luzia, situada em Nova Alvorada do Sul.
Será o segundo projeto de implantação de biometano do setor sucroenergético a partir dos resíduos de cana-de-açúcar e vinhaça, com investimento previsto de R$ 350 milhões, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.
Ainda segundo o secretário, a capacidade instalada de produção seria de 28 milhões de metros cúbicos de biometano.
A diretoria da Atvos se reuniu nessa quarta-feira (18) com Verruck, com o assessor de investimentos e secretário-executivo de Qualificação Profissional, Esaú Aguiar, e o diretor-presidente do Imasul, André Borges, para tratar sobre a licença.
Inicialmente, o biometano é utilizado para a conversão das frotas da usina Santa Luzia e da usina Eldorado.
"É um projeto robusto, e será o maior projeto deste tipo já instalado no Estado, que irá permitir inclusive a colocação de produtos de venda de biometano para o mercado. Então, é um volume significativo para em termos de produção do biometano e que pode ser colocado à venda", explicou o secretário.
Verruck informou que o Estado já manifestou interesse em adquirir biometano através da MSGás, que lançou um edital de aquisição de biometano.
"Eu tenho destacado que o biometano, na verdade, pode ser distribuído na mesma estrutura de gás natural e também ser usado para substituição de veículos a diesel", afirmou.
O secretário ressaltou também que há planos de substituir os caminhões que hoje operam com diesel e podem passar a operar com biometano.
Como forma de estimular a produção de energia limpa, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, em abril deste ano, a redução do ICMS do biometano, de 17% para 1,8%.
Usinas
Atualmente, a Atvos têm três empreendimentos em Mato Grosso do Sul, sendo:
- usina Eldorado, localizada no distrito de Ipezal, em Angélica;
- usina Santa Luzia, no município de Nova Alvorada do Sul;
- Unidade Agroindustrial de Costa Rica.
Juntas, as usinas são responsáveis por esmagar aproximadamente 11 milhões de toneladas de cana-de-açucar por safra.
Em Nova Alvorada do Sul a planta da Atvos opera com capacidade para moer 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, dos quais são produzidos 498 milhões de litros de etanol, suficiente para movimentar 9 milhões de carros compactos, aponta a companhia.
Ainda, a Atvos ressalta que essa capacidade cogera o equivalente a 376 GWh de energia elétrica limpa, sendo que a companhia ainda possui os seguintes polos:
Com a implantação da nova unidade no município, em uma área de 150 mil metros quadrados, a fábrica usará os resíduos que sobram na cadeia produtiva da cana (vinhaça e torta de filtro).