Logo Correio do Estado

Adequação Prefeitura acata decisão e contrata enfermeiros para UBS interditada Com a regularização do quadro de enfermeiros, o atendimento nas duas extensões da Unidade Básica de Saúde Vila Marcelino foi restabelecido e o Coren-MS suspendeu a interdição 14 OUT 2024 • POR Laura Brasil • 15h30
  Divulgação Prefeitura de Pedro Gomes

Após ter completado exatos 30 dias de interdição por falta de enfermeiros, dois profissionais foram contratados, aumentando o quadro para atender à população em Pedro Gomes.

A decisão pela interdição no atendimento do complexo São Luiz e Santo Antônio, que são como um “puxadinho” da Unidade Básica de Saúde Vila Marcelino, foi tomada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS).

Conforme acompanhou a reportagem do Correio do Estado, a UBS sofreu interdição por ter apenas um enfermeiro para atender duas extensões (São Luiz e Santo Antônio).

Equipes do Coren-MS realizaram inspeções nas unidades e constataram a defasagem, incluindo a de técnicos de enfermagem.

Acordo

A Prefeitura cumpriu a determinação do Termo de Interdição e, com isso, a atividade foi retomada. É importante ressaltar que, durante o período de interdição, os pacientes continuaram sendo atendidos.

“Foi assegurado, tanto para os profissionais quanto para a população, condições necessárias para que o município pudesse retornar ao atendimento, o que referenda a decisão do Conselho em desinterditar as extensões”, explicou o presidente do Coren-MS, Dr. Leandro Dias.

Entre as demandas exigidas estava a contratação ou alocação de enfermeiros em quantidade suficiente para atender à população.

Assim como a garantia de um profissional para supervisionar a atividade de enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam nas extensões de saúde.

Como a Prefeitura cumpriu com o aumento do efetivo, com isso cada unidade passa a contar com a presença de um enfermeiro, deste modo, a interdição nas unidades foi suspensa.

Assine o Correio do Estado