Logo Correio do Estado

EDUCAÇÃO Inteligência artificial pode ser aliada nos estudos para o Enem; Veja dicas Neste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, sendo dia 3 e 10 de novembro, e alguns recursos de Inteligência Artificial podem ajudar a otimizar o aprendizado 28 OUT 2024 • POR Glaucea Vaccari • 15h45
Inteligência artificial pode ajudar na preparação para o Enem   Divulgação

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorrerá no dia 3 de outubro, para 4,3 milhões de inscritos confirmados, sendo 51.199 em Mato Grosso do Sul. A segunda etapa será uma semana depois, no dia 10 de outubro.

Com a aproximação das provas estudantes buscam cada vez mais formas eficientes de se preparar. A inteligência artificial (IA) surge como uma poderosa aliada nesse processo.

Importante ressaltar que as IAs não devem ser a única fonte de estudo, mas um recurso que pode ajudar a otimizar o aprendizado.

Plataformas educacionais têm integrado chatbots que interagem com os alunos, esclarecendo dúvidas em tempo real sobre matérias e ajudando na prática de questões.

A IA pode ser aplicada em simulados online, geração de resumos e cronogramas de estudo personalizados e até na preparação para a redação, fornecendo feedback instantâneo sobre as produções textuais dos estudantes, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Confira algumas IAs que podem ajudar nos estudos para o Enem:

Monic IA

É um assistente virtual voltado para o auxílio em estudos. Oferece funcionalidades como perguntas e respostas em diversas disciplinas, ajuda a resolver problemas e realizar atividades, permite estudo personalizado adaptado ao nível de conhecimento do usuário, e há simulações e testes para a prática com questões de provas e simulados.

Me Salva!

O app Me Salva! é uma plataforma de estudos voltada para ajudar alunos a se prepararem para exames como o Enem e vestibulares. Oferece videoaulas com professores especializados, questões práticas, resumos e apostilas para complementar o conteúdo e testes que simulam o formato das provas.

Photomath

É um aplicativo que usa inteligência artificial para resolver problemas matemáticos. O aplicativo permite que usuários tirem tire fotos de problemas e conceitos matemáticos e receba soluções passo a passo. O app reconhece e interpreta o texto da imagem postada pelo estudante e, além de oferecer explicações interativas, ajuda os usuários a entedenderem melhor os conceitos.

ChatGPT

Pode ajudar em diversas disciplinas, responder dúvidas e oferecer explicações. Permite resumos, correções de redações e criação de questões no estilo do Enem.

Quizlet

É uma plataforma de aprendizado que oferece diferentes modos de estudo, como a funcionalidade de estudar com flashcards, que são cartões de estudo com perguntas de um lado e resostas do outro, podendo o estudante criar o próprio cartão ou acessar conjuntos criados por outros. Também há acompanhamento do desempenho do usuário ao longo do tempo.

Redação Nota 1000

Plataforma voltada a ajudar estudantes a melhorar suas habilidades de escrita, especialmente para vestibulares e Enem. Oferece dicas, estrutura de textos e exemplos de redações nota máxima.

Khan Academy

Oferece uma ampla gama de recursos educacionais gratuitos, que permite que os usuários aprendam tópicos como matemática, ciências, história, entre outros. O app inclui vídeos explicativos, exercícios interativos e ferramentas de acompanhamento de progresso, além de espaço para para praticar a escrita e a compreensão de textos, que podem ajudar na redação.

Duolingo

Focado em aprendizado de idiomas, tem um chatbot que ajuda na prática de conversação e pode ajudar no Enem, pois há a parte da prova que o estudante precisa responder questões de inglês ou espanhol.

Pronto para o Enem

É uma plataforma que ajuda alunos a se prepararem para o Enem, oferecendo simulados e dicas para a redação, além de questões práticas de diferentes disciplinas, simulados e acompanhamento de desempenho.

Estratégias para estudar usando a inteligência artificial

Estudo tradicional

Embora a tecnologia e inteligência artificial sejam de grande auxílio, é importante ressaltar que os métodos tradicionais de estudo continuam sendo fundamentais para um aprendizado eficaz e completo, pois ajudam a desenvolver habilidades fundamentais como a disciplina, leitura crítica e resolução de problemas.

A leitura de livros e apostilas específicas para o Enem oferece uma base sólida de conhecimento, pois, geralmente, abordam não apenas conteúdos teóricos, mas também trazem exercícios práticos e exemplos de questões, ajudando a fixar o aprendizado.

Além disso, a escrita manual, como em cadernos de anotação e resumos, pode ter benefícios na memorização e compreensão de conceitos.

As aulas presenciais, quando disponíveis, são outra forma valiosa de aprendizado. O contato direto com professores permite um esclarecimento mais imediato de dúvidas e os profissionais podem oferecer insights que não estão disponíveis em plataformas digitais, além de promover discussões em grupo que estimulam o pensamento crítico.

O recomendado é aproveitar as inovações da inteligência artificial, combinada com os métodos tradicionais de ensino, incorporando diferentes formas de estudo.

Enem 2024

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nos dois dias de provas, os participantes do Enem responderam a perguntas de quatro áreas de conhecimento, que, ao todo, somam 180 questões objetivas.

Em 3 de novembro, as provas são compostas por: 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também devem redigir uma redação de 30 linhas.

Em 10 de novembro, as 90 questões objetivas estão divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, conforme figuras abaixo.