Logo Correio do Estado

ENSINO SUPERIOR UFMS é a 36ª melhor universidade do Brasil, UFGD 72ª e UEMS 99ª, aponta ranking Principais universidades privadas do Estado também aparecem no ranking, sendo a UCDB como a 73º melhor do País e a Uniderp em 178º 30 OUT 2024 • POR Naiara Camargo • 08h55
UFMS está entre as melhores universidades do País   MARCELO VICTOR

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a 36ª melhor universidade do Brasil, enquanto a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ocupa o 72º lugar e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aparece em 99º, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF).

Além disso, a UFMS aparece como a 3ª melhor da região Centro-Oeste e a 1ª de Mato Grosso do Sul, entre públicas e privadas.

As principais universidades privadas do Estado também aparecem no ranking. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é a 73º melhor do País, enquanto a Uniderp/Anhanguera fica em 178º.

O ranking, realizado pela Folha de São Paulo, avaliou 203 instituições públicas e particulares e leva em consideração os seguintes indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

O curso de Agronomia, campus de Chapadão do Sul, da UFMS, obteve a melhor colocação, conquistando a 1ª posição do Estado, a 3ª do Centro-Oeste e a 14ª do Brasil.

Já os cursos de Zootecnia, Jornalismo, Medicina Veterinária e Artes Visuais alcançaram a 19ª, 21ª, 24ª e 27ª posição do País, respectivamente.

Confira o desempenho da UFMS nos últimos anos:

Os dados são coletados do Ministério da Educação, de periódicos científicos e de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, além de informações de agências federais e estaduais de fomento à ciência e de pesquisas de opinião do Datafolha.

De acordo com a técnica-administrativa da Diretoria de Avaliação Institucional, Beatriz Lopes Corso, a instituição atingiu a maior pontuação da história do ranking da Folha.

“Em relação à pontuação final do ranking, a UFMS atingiu 73,1 pontos, a maior pontuação já alcançada pela instituição em todas as edições”, celebrou.

MELHOR DE MS, BRASIL, AMÉRICA LATINA E MUNDO

A UFMS já foi listada outras diversas vezes como uma das melhores da América Latina e até mesmo do mundo.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado em 16 de outubro de 2024, a UFMS foi listada, mais ua vez, como uma das melhores universidades da América Latina. De acordo com o QS World Rankings, a instituição ocupa a posição 161-170 no ranking internacional.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado em 17 de maio de 2023, a instituição foi considerada a 27ª melhor universidade do Brasil, 20ª entre as federais brasileiras, 3ª do Centro-Oeste e a 1ª de MS, de acordo com o ranking internacional Center for World University Rankings (CWUR).

Em 2022, a instituição também ocupou a 27ª posição no ranking CWUR das melhores universidades brasileiras e a 1.149ª entre as melhores do mundo. 

A UFMS foi apontada seis vezes consecutivas como uma das melhores universidades do mundo, no ranking World University Rankings 2022, da Times Higher Education (THE).

O ranking internacional QS World University, realizado pela analista britânica de Educação Superior, QS Quacquarelli Symonds, apontou a UFMS como uma das 160 melhores universidades da América Latina. A instituição ocupa a posição 151-160. Entre as universidades brasileiras, a UFMS ocupa o 46º lugar no ranking.

A UFMS ainda está entre as mil melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking acadêmico de universidades mundiais, divulgado pela Shangai Ranking Consultancy. A UFMS ocupa a posição 901-1000 entre as melhores universidades do mundo e o 21º lugar entre as universidades brasileiras.

UFMS

A UFMS tem 28 mil estudantes (graduação e pós-graduação); 125 cursos de graduação; 67 cursos de pós-graduação; 3,5 mil servidores; 1,6 mil docentes; 1,8 mil técnicos; dez bibliotecas; duas bases de pesquisa (Bonito e Pantanal) e uma fazenda escola (localizada em Terenos).

A instituição tem 62 anos de história e 47 de federalização (após divisão do Estado). A universidade tem 10 polos de Educação à Distância (EAD) e 10 campus localizados em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

As formas de ingressar na UFMS são por meio de vestibular, PASSE e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

INSCRIÇÕES ABERTAS

Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (1ª, 2ª e 3ª etapa) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão com inscrições abertas.

As inscrições, que podem ser feitas neste site, vão até 13 de novembro.

Provas do Vestibular ocorrerão, das 8h às 13h, em 1º de dezembro e do PASSE, das 8h às 13h, em 8 de dezembro, nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Algumas provas serão realizadas de forma online.

São aproximadamente 8 mil vagas disponíveis, sendo 6.097 para o vestibular e 1.091 para o PASSE. Confira os cursos e a quantidade de vagas aqui.