Logo Correio do Estado

FIQUE DE OLHO O que levar de lanche no Enem; veja o pode e não pode do dia da prova Em Mato Grosso do Sul são esperados 51.199 estudantes sul-mato-grossenses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 3 NOV 2024 • POR Leo Ribeiro • 08h21
Para aqueles que não se saciam com pouco, é possível optar por versões de sanduíches naturais, que devem estar em embalegens transparentes   Reprodução/Freepik

Mais de 51 mil sul-mato-grossenses - em um universo de 4,3 milhões de candidatos nacionais - enfrentam nos domingos, 03 e 10 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, além de toda a documentação obrigatória, os lanches permitidos durante as avaliações são de igual importância para lidar com as mais de cinco horas de questionários.   

Vale lembrar que no primeiro domingo, o Exame traz provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 05h30; por isso, é importante levar água em garrafa de material transparente para garantir a hidratação. 

Da mesma forma que a cobrança feita para as canetas do Exame, que devem ser de tinta preta, os itens de alimentação também devem estar armazenados em material transparente. 

É importante destacar que, além das bebidas alcoólicas, não há especificações quanto a embalagens, somente que devem estar lacradas e estão passíveis de verificação do fiscal de prova a qualquer momento, mesmo assim cabe lembrar certas "etiquetas" para os dias de aplicação do Enem. 

Ou seja, evite embalagens barulhentas, pois isso pode tirar a concentração de outros candidatos, além de optar por alimentos não derretam ou sujem, de alguma forma, as mãos e até mesmo a própria prova. 

Conforme a nutricionista Maria Tainara Carneiro, a alimentação de antes da prova também pode contribuir, pois: 

"É muito importante evitar alimentos ultraprocessados, como: bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, alimentos açucarados e ricos em gordura saturada, que podem causar picos de glicose e sensação de cansaço", argumenta a profissional.

Recomendações de lanches

Pela internet o que não falta são dicas e até "cardápios", montados especificamente para os dias de prova, porém, é unânime que o candidato deve priorizar por alimentos práticos, leves e saudáveis para os dois dias de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No topo da lista de alimentos adequados para os dias de prova no Enem, as famosas barras de cereal estão - literalmente - na boca do povo, principalmente as que possuem pouco açúcar, pela praticidade e potencial de saciedade. 

Nesse sentido, cabe destacar os seguintes itens com mesmo potencial: 

Para aqueles que não se saciam com pouco, é possível optar por versões de sanduíches naturais, com ingredientes leves e sem muito embutidos gordurosos, que igualmente precisam ser armazenados em embalagens transparentes. 

Cabe destacar que certos alimentos devem ser evitados, como os populares lanches "fast food", por conta do excesso de gorduras, açúcares e condimentos, bem como os populares refrigerantes, já que podem estimular a ansiedade e aumentar a fome. 

No Estado, 51.199 estudantes sul-mato-grossenses são esperados para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
**(Com assessoria)

Assine o Correio do Estado