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APÓS DOIS ANOS... Adriane destina R$ 10,5 mi à obra que Beto e Rose prometiam "marretar" Meses depois de empresa responsável pedir término do contrato, Prefeitura lança novo edital para continuidade do apelidado Corredor Sudoeste na região do Aero Rancho 6 NOV 2024 • POR Felipe Machado • 11h00
Obra do Corredor Sudoeste segue paralisada após anos de promessa   Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, junto a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), publicou um novo aviso de licitação para continuidade da obra do Corredor Sudoeste, na Avenida Marechal Deodoro, região do Aero Rancho.

O novo edital foi publicado nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), e prevê gastos de R$ R$ 10.476.472,48. Em maio deste ano, a antiga empresa responsável (Engepar Engenharia e Participações Ltda) deixou o projeto alegando "desequilíbrio econômico-financeiro do contrato".

Porém, mesmo que o acordo tenha sido encerrado de forma oficial este ano, a obra está paralisada há anos e incomoda moradores e vendedores da região. Um comerciante, que não quis se identificar, afirmou que suas vendas caíram 60% após a demarcação dos pontos do que seria o novo corredor, por falta de retorno para a pista do outro lado.

Ainda, o comerciante disse que já viu vários acidentes no local, também devido às demarcações feitas há anos para conclusão da obra. Mesmo contra a obra quando foi anunciada há quatro anos, o vendedor afirma que agora quer que ela continue, já que a "saída" dos ônibus coletivos da via normal melhoraria o fluxo de veículos.

Na época do primeiro contrato (setembro de 2020), ele foi assinado com a Engepar sob valor de R$ R$ 11.411.264,69, um deságio de, aproximadamente, R$ 1,1 milhão ao que previa o antigo edital (R$ 12.585.239,82). 

A nova licitação tem previsão de abertura para propostas no final deste mês, dia 25 de novembro, e o prazo para término da obra é de um ano após a primeira ordem de começo dos serviços.

O projeto dos corredores de ônibus foi idealizado em 2012, ainda na gestão Nelsinho Trad (PMDB), e começou a ser implantado em 2015. Atualmente, apenas dois corredores (ambas entregues em 2022) estão sob funcionamento dos sete idealizados há 12 anos: nas ruas Rui Barbosa e Brilhante.

As outras cinco deveriam estar implantadas na Rua Bahia, Avenida Bandeirantes, Avenida Costa e Silva, Avenida Gury Marques e, obviamente, na Avenida Marechal Deodoro. Ao todo, 69 km estavam prometidas como corredor de ônibus, mas apenas 13% foi feito até o momento. 

Pauta nas eleições 2024

Nos debates da eleição municipal de 2024, o candidato Beto Pereira (PSDB) constantemente afirmava que um das suas promessas de campanha era retirar os corredores de ônibus já instalados e acabar com aquelas com obra em andamento. Inclusive, em uma de suas propagandas eleitorais na televisão, o candidato tucano aparece com uma marreta no corredor sudoeste, sinalizando que vai acabar com os corredores da cidade.

Outro candidato de oposição à atual prefeita, Rose Modesto (União) disse que iria rever o projeto dos corredores, principalmente na Rui Barbosa, junto ao Ministério Público Estadual (MPE), já que, segundo ela, o serviço "matou" o comércio da região, além de ter sido executado de forma diferente do que o apresentado quando idealizado. A candidata prometeu que, caso eleita, iria construir mais quatro terminais pela Capital para melhorar a mobilidade urbana.

Porém, ambos os projetos não foram "aprovados" pela população. Isso pelo menos é o que reflete o resultado das eleições deste ano, já que a atual prefeita Adriane Lopes (PP) venceu em ambos os turnos e ficará como chefe do executivo por mais quatro anos.

OBRAS

A intervenção na Avenida Marechal Deodoro começou em fevereiro de 2021, e o objetivo era a entrega de 1,1 quilômetro de drenagem, 5,5 km de recapeamento e instalação de estações de pré-embarque até o fim do mesmo ano.

Em abril de 2021, o então secretário da Sisep, Rudi Fiorese, disse que a entrega da obra era prioridade da prefeitura. O projeto faz parte do último trecho do Corredor Sudoeste, que também inclui as ruas Guia Lopes e Brilhante. A iniciativa dos corredores de ônibus tem por objetivo aumentar a velocidade média do transporte coletivo e, consequentemente, melhorar o serviço.

As faixas estão previstas no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), elaborado em 2015. O relatório previa três possíveis corredores: na região do Tiradentes/Noroeste/Maria Aparecida Pedrossian, na região da Rua da Divisão e na Avenida Presidente Costa e Silva até as Moreninhas.

*Colaborou Ketlen Gomes

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