Logo Correio do Estado

Ensino Superior Universidades públicas de MS têm 4,8 mil vagas pelo Sisu UFMS, UFGD, UEMS e Instituto Federal aderiram ao Sistema de Seleção Unificada 13 JAN 2025 • POR Alanis Netto • 08h45
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a instituição com mais vagas pelo Sisu.   Gerson Oliveira/Correio do Estado

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, e a partir do resultado, é possível participar de processos seletivos que permitem o uso da nota do Enem para o ingresso no ensino superior.

Uma das possibilidades de ingresso nas instituições públicas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do MEC. Por isso, o Correio do Estado fez um levantamento da quantidade de vagas abertas por instituição no Sisu para Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram disponibilizadas 4.880 vagas através desse processo seletivo. Confira 

UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem 1.725 vagas ofertadas no Sisu, para 125 cursos.

UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 947 vagas pelo Sisu, em 37 cursos.

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem 920 vagas abertas pelo Sisu, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. As vagas para cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas são ofertadas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira o quadro de vagas:

Campus Curso Turno Início das Aulas Vagas Aquidauana
  Engenharia Civil Integral 2º semestre 40 Redes de Computadores Noturno 1º semestre 40 Sistemas para Internet Noturno 2º semestre 40 Campo Grande Sistemas para Internet Matutino 2º semestre 40 Noturno 1º semestre 40 Engenharia Elétrica Noturno 1º semestre 40 Engenharia Mecânica Noturno 1º semestre 40 Corumbá Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 1º semestre 40 Processos Metalúrgicos Noturno 1º semestre 40 Coxim Sistemas para Internet Noturno 1º semestre 40 Licenciatura em Química Noturno 1º semestre 40 Dourados Jogos Digitais Noturno 1º semestre 40 Jardim Arquitetura e Urbanismo Integral 1º semestre 40 Licenciatura em Computação Noturno 1º semestre 40 Naviraí Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 1º semestre 40 Agronomia Integral 1º semestre 40 Nova Andradina Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 1º semestre 40 Agronomia Integral 1º semestre 40 Ponta Porã Gestão do Agronegócio Noturno 1º semestre 40 Agronomia Integral 1º semestre 40 Três Lagoas
  Engenharia de Controle e Automação Integral 1º semestre 40 Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 1º semestre 40 Engenharia de Computação Integral 1º semestre 40

UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 1.288 vagas, distribuídas em 68 cursos de 14 cidades em que a UEMS está presente:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Quando abre a inscrição?

As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 17 de janeiro, e seguem até o dia 25 do mesmo mês. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. Confira como se inscrever e mais informações sobre o Sisu aqui.

Confira o cronograma completo do Sisu: 

Como funciona?

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pelo site oficial.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página gov.br clique aqui para criar sua conta.

Quando o candidato realiza o login no Portal, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.

Assine o Correio do Estado.