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Nova Gestão Quem são os novos secretários da Prefeitura de Campo Grande Conheça a formação profissional de cada um e quais as atribuições das pastas 14 JAN 2025 • POR Alanis Netto com assessoria • 09h45
  Marcelo Victor/Correio do Estado

Os titulares das secretarias da Prefeitura de Campo Grande para a gestão 2025-2028 foram empossados nesta segunda-feira (13), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Foram nomeados pela prefeita Adriane Lopes (PP) 16 secretários, oito diretores, além do controlador-geral do Município. A Capital segue sem procurador-geral.

Confira o perfil de cada um dos empossados, suas qualificações e atribuições das pastas.

Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Secretário Youssif Domingos

Youssif Domingos ao lado da prefeita Adriane Lopes e da senadora Tereza Cristina.

Formado em Direito, o novo titular da Segov tem 32 anos de experiência na vida pública. Foi diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS; três vezes vereador de Campo Grande; presidente da Câmara Municipal de Campo Grande; deputado estadual por Mato Grosso do Sul (2007-2011).

À Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais compete, dentre outras funções:

Secretária-Executiva da Mulher – Angélica Fontanari

Angélica Fontanari é formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais e Gestão em Segurança Pública. É Policial Civil há 21 anos e responsável pela criação e implementação do Projeto das Salas Lilás da Polícia Civil. Professora universitária na matéria de Direito Penal na graduação e pós-graduação. Foi Secretária Municipal da Assistência Social de Campo Grande; Diretora-Executiva de Articulação Econômica da Prefeitura de Campo Grande. É membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, titular da cadeira de n°06.

A subpasta faz parte da nova reforma administrativa promovida pela prefeita Adriane Lopes, e as atribuições não foram especificadas pela Prefeitura de Campo Grande.

Secretário-Executivo da Juventude – Paulo Cesar Lands Filho

Formado em Educação Física Plena; Pós-graduado em gestão; Técnico e Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação; Coordenador do CRAS Canguru; Ex-vereador de Campo Grande.

A subpasta faz parte da nova reforma administrativa promovida pela prefeita Adriane Lopes, e as atribuições não foram especificadas pela Prefeitura de Campo Grande.

Secretário-Executivo da Cultura – Valdir Gomes

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Graduado em Pedagogia e História pela Universidade FUCMAT, com uma destacada trajetória no serviço público; professor municipal e auditor fiscal aposentado da Semadur; presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande (Sisem) por 12 anos. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e cumpriu quatro mandatos como vereador de Campo Grande. Na cultura, é um dos maiores nomes do carnaval sul-mato-grossense, detendo o título Hors-Concours e dedicando-se ao fortalecimento das tradições carnavalescas da região.

A subpasta faz parte da nova reforma administrativa promovida pela prefeita Adriane Lopes, e as atribuições não foram especificadas pela Prefeitura de Campo Grande.

Diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) – Sandro Benites 

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formado em Medicina, com Residência Médica em Pediatria e em Terapia Intensiva; Especialização em Nutrologia; Coordenador projeto de Terapia da Obesidade Interdisciplinar do HRMS; Plantonista do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica – CIVITOX; Atendimento em Nutrologia; ex-vereador de Campo Grande; ex-secretário municipal de Saúde de Campo Grande.

Secretária Especial da Casa Civil – Thelma Mendes

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Graduada em Psicologia e Pedagogia; Pós-graduada em Gestão de Projetos; Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Assessora de Projetos; Superintendente Administrativa e Secretária-Adjunta na Assistência Social de Campo Grande de 2017 a 2022. Foi chefe de gabinete da Prefeita Adriane Lopes de 2022 à 2024.

À Secretaria Especial da Casa Civil compete, dentre outras:

Diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) – Paulo da Silva

Graduado em Contabilidade pela Universidade Campos Sales, no Estado de São Paulo (1990); Professor na Fundação Bradesco por 6 (seis) anos e bancário por 4 (quatro) anos, no Banco Bradesco. Também atuou no Grupo Equipav, por 22 anos nas áreas de Contabilidade e Gestão. Ainda na Iniciativa Privada, trabalhou como Gestor na empresa Águas Guariroba, no município de Campo Grande/MS.

Iniciou sua carreira na Administração Pública, no ano de 2009, sendo servidor da Câmara Municipal de Campo Grande/MS. No ano de 2015 trabalhou na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul e, no mesmo ano, foi nomeado na Casa Civil do Governo do Estado de MS, onde desempenhou suas funções até 2018.  Em 2022 começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, primeiramente no Gabinete da Prefeita Adriane Lopes e, ainda no mesmo ano, foi nomeado Diretor-Presidente da Fundação Social do Trabalho – FUNSAT, durante o período de 2022 a março de 2024 e desde abril de 2024 é o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, já tendo apresentando longa experiência na Administração Pública.

Diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) – José Mário Antunes da Silva

Formado em Administração de Empresas e Gestão Comercial; Pós-graduado em Projetos Sociais e Políticas Públicas, com MBA em Gestão Pública; Formação em Coaching e Analista Comportamental e Gerencial pela Escola EVO; Foi superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretário Municipal de Assistência Social de Campo Grande (2017-2024).

Diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) – Cláudio Marques Costa Junior

Nascido em Campo Grande, Claudio Marques possui vasta experiência no setor público, especialmente na área da habitação de interesse social. Graduado em Comunicação Social, iniciou sua carreira no serviço público em 2012 e, no ano de 2013, ingressou na Câmara Municipal de Campo Grande. Com uma dedicação de 7 anos diretamente na área da habitação de interesse social, assumiu o cargo de Diretor de Administração e Finanças na Emha em 2017. Ao longo de sua trajetória na pasta, ele ocupou diversas posições-chave, incluindo Diretor de Desenvolvimento Social e Contratos, Diretor de Atendimento e Diretor-Adjunto. Assumiu o comando da pasta em 2024, cargo para o qual foi reconduzido por meio de decreto publicado nessa terça-feira.

Diretora-presidente da Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) – Berenice Jacob

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Advogada, formada nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991); pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades; diretora-presidente da Planurb (2004/2008 e 2017/2024); secretária adjunta e secretária Municipal de Assistência Social – PMCG (2009/2010).

Secretária Executiva do Comitê Estadual de Desburocratização da Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização / Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – 2015/2016. Presidente Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (2004/2005).

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) – Ademar Silva Junior

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Médico-veterinário e especialista em agronegócios. Entre suas funções anteriores, foi presidente da Famasul, Funar, Senar/MS e Anater, além de vice-presidente de finanças da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Também atuou como diretor-presidente da Fundtur e secretário-adjunto da Semadesc. Recentemente, ocupou o cargo de secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande.

À Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável compete, dentre outras:

Diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat) – João Henrique Lima Bezerra

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Gestão do Sistema Único de Assistência Social, cursando MBA em Gestão de Cidade. Atuação em programas de inclusão e desenvolvimento comunitário; coordenador do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Alair Barbosa de Rezende (2021-2022). Atuou como diretor-adjunto da Funsat (2022-2024) e diretor-presidente do órgão em 2024.

Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento de Oliveira

Graduada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá – UNIC e pós-graduada em Dentística Restauradora; Possui Aperfeiçoamento em Atendimento a Pacientes Especiais.

Foi presidente da Fundação de Saúde de São Gabriel do Oeste, instituição responsável pela administração do Hospital Municipal Valdir de Oliveira; secretária municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste; Criou a Primeira Comissão de Auditoria, Avaliação e Controle da Saúde do Município de São Gabriel do Oeste; Gerente de Odontologia do SERVIMED (Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Municipal de Campo Grande); diretora-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande.

Membro de vários órgãos colegiados de saúde e previdência, são 25 anos trabalhando pela Saúde. Foi eleita vice-prefeita de Campo Grande para o mandato de 2025 a 2028.

À Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania compete, dentre outras:

Secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE) – Catiana Sabadin

Trabalha há mais de quinze anos no planejamento, elaboração e gestão de políticas públicas e na captação de recursos e estruturação e gerenciamento de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Também é consultora nas áreas financeira, de viabilidade econômica, pesquisa de mercado e estruturação de projetos para órgãos públicos e bancos de fomento. Esteve à frente da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos do Município de Campo Grande.

É economista, possui mestrado em Administração e Agronegócio, Especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS) e MBA em Parcerias Público-Privada e Concessões Sustentáveis (FGV).

À Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas compete, dentre outras:

Secretário Especial de Segurança e Defesa Social – Anderson Gonzaga

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formado em Segurança Pública; Pós-graduado em Gestão Pública e Inteligência Policial; Guarda Civil Metropolitano há 16 anos; Comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana; secretário-adjunto da SESDES e titular da pasta desde 2023.

À Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social compete, dentre outras:

Secretário Especial de Licitações e Compras (SELC) – André Brandão

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formado em Contabilidade e Administração de Empresas; Leader Coach Training – LCT pelo Instituto Brasileiro de COACHING e ex-vereador do município de Itaporã-MS, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e também a Comissão de Finanças e Orçamentos.

Superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura Municipal de Campo Grande entre os anos de 2018 a 2023 e Secretário-Executivo de Compras Governamentais desde dezembro de 2023.

Autor de artigos referentes ao Sistema de Registro de Preços; colaborador de pesquisa e redação do Manual de Compras Públicas Governamentais da Prefeitura Municipal de Campo Grande e palestrante em seminários, oficinas e treinamentos referentes aos Ciclos da Contratação e a Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares.

À Secretaria Especial de Licitações e Contratos compete, dentre outras:

Secretário Especial de Articulação Regional – Darci Caldo

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formado em Gestão Pública.com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades; Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande; Assessor Parlamentar  na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados do Brasil; Coordenador de Contratos e Convênios do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul; Assessor Especial na Prefeitura Municipal de Campo Grande ( 2020 – 2024).

À Secretaria Especial de Articulação Regional compete, dentre outras:

Secretária Municipal de Fazenda (Sefaz) – Márcia Helena Hokama

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formada em Ciências Contábeis, com Pós-Graduação em Auditoria e Contabilidade Pública e MBA em Gestão Pública. Auditora do Tribunal de Contas de MS, onde foi diretora de contabilidade, orçamento e finanças. Secretária-adjunta de Finanças de Campo Grande (2021-2022) e titular da pasta (2022-2024).

À Secretaria Municipal da Fazenda compete, dentre outras:

Diretora-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) – Elza Pereira da Silva

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Formada em Direito, é especialista em Direito Previdenciário e em Gestão de Regime Próprio de Previdência. Elza também é Técnica em Contabilidade e possui Certificação emitida pela Secretaria de Previdência do Ministério da Previdência Social para o exercício das funções de Dirigente e Gestor de Recursos de Regimes Próprios de Previdência.

Ingressou na Prefeitura de Campo Grande em abril de 1977. Desse período, são 42 anos de exercício no IMPCG em atividades de Finanças e Administração. A advogada participou da elaboração dos projetos de leis de todas as reformas previdenciárias e o Projeto de Lei da Criação e Reorganização do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor – SERVIMED. Assumiu o comando do órgão em 2024, sendo reconduzida para o próximo mandato.

Secretária Municipal de Administração e Inovação (Semadi) – Andréa Alves Ferreira Rocha

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado.

Advogada formada pela UCDB (1995) e professora de Direito Processual Civil na Uniderp (2002-2017). Pós-graduada em Direito Processual Civil, formação docente em Direito e Gestão Municipal. Chefe da assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (2017-2022). Assessora jurídica do Gabinete da Prefeita (2022-2024) e secretária de Gestão de Campo Grande (2024).

Diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – Leandro Elias Basmage Pinheiro Machado

Engenheiro Mecatrônico com mestrado em Inteligência Artificial. Liderança no setor sucroalcooleiro e atuação em docência e coordenação nas principais instituições de Ensino de Campo Grande. Autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. Há três anos na gestão pública e diretor-presidente da Agetec desde junho de 2024.

Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Marcelo Miglioli

Formado em Engenharia Civil e Direito; Secretário de Estado de Infraestrutura; Presidente do Conselho Administrativo da Sanesul; Presidente do Conselho Administrativo da MSGÁS; Presidente do Conselho Estadual das Cidades; Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Campo Grande desde novembro de 2023. 

À Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos compete, dentre outras:

Secretário Municipal de Educação (Semed) – Lucas Bitencourt

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, história/estudos sociais pela Faculdade UNIMAIS, possui pós graduação em Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão, MBA em Gestão de negócios aplicada ao ensino e Mestrado em Educação.

Esteve como coordenador pedagógico de uma rede privada de ensino para o Centro-Oeste do país com sede em Brasília. Trabalhou na iniciativa pública educacional no Estado de São Paulo com ênfase em Administração (Sumaré SP).

Esteve como Diretor de Educação para uma Rede Privada no Estado do Mato Grosso do Sul é membro do Conselho Estadual de Educação, vice-presidente do CONSEC para o Centro Oeste do Brasil, assumiu a secretaria de Educação em Campo Grande (MS) em novembro de 2022 onde esteve até o dia 31 de dezembro de 2024, sendo reconduzido para a mesma função no próximo quadriênio.

À Secretaria Municipal de Educação compete, dentre outras:

Secretária Municipal de Saúde (Sesau) – Rosana Leite de Melo

Médica pela UFMS (1997), Cirurgiã Oncológica e Cirurgia Cabeça e Pescoço. Docente Magistério Superior UFMS (2004). Foi Presidente do Conselho Regional de Medicina (2015 a 2016); Coordenadora Geral das Residências em Saúde e  Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC (2016 a 2018) e Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educaçao (2018 a2019); Diretora Presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (2019-2021); Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid/Ministério da Saúde (2021- 2022). Foi secretária-adjunta de Saúde do município de Campo Grande (2022-2023), assumindo o comando da pasta em fevereiro de 2023, sendo reconduzida para o próximo mandato.

À Secretaria Municipal de Saúde compete, dentre outras:

Controlador-Geral do Município – Elton Dione de Souza

Formado em Ciências Contábeis com Ênfase em Análise de Sistemas; Especialista em Metodologias para Educação a Distância; Auditor de Controle Interno e servidor de carreira da Prefeitura de Campo Grande desde 2010; Controlador-Geral do Município desde outubro de 2024.

À Controladoria-Geral do Município compete, dentre outras: