Brasil

polo turístico

Balneário Camboriú decreta emergência devido a alagamentos; litoral de SC entra em alerta

Em seis horas, Camboriú registrou 167 mm de chuva, seguido por Itajaí, com 142,1 mm, e Balneário Camboriú, com 122,6 milímetros

Continue lendo...

O município de Balneário Camboriú decretou situação de emergência na manhã desta quinta-feira (16), após fortes chuvas provocarem alagamentos em diversas áreas da cidade.

A água bloqueou avenidas importantes da cidade, como a Atlântica, que percorre a região da orla, além de inundar carros e residências. Pelo menos 17 vias foram interditadas devido aos alagamentos.

O litoral norte de Santa Catarina enfrentou chuvas intensas desde a noite de quarta-feira (15), atingindo também os municípios de Camboriú, Itajaí, Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, que também declararam emergência.

Até as 16h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrava 123 ocorrências ligadas às chuvas nessas cidades e na capital, Florianópolis. No total, 244 pessoas foram atendidas. Há casos de resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais, desobstrução de vias, e pequenos deslizamentos.

Somente na capital a prefeitura registrava quase 50 ocorrências até as 17h30. Foram 30 alagamentos, dez deslizamentos e sete colapsos de muro. Não há feridos.

Entre 5h e 11h, Camboriú registrou 167 mm de chuva, seguido por Itajaí, com 142,1 mm, e Balneário Camboriú, com 122,6 mm.

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), anunciou nas redes sociais a criação de um gabinete de crise para monitorar a situação. "A situação é grave e nos preocupa", afirmou em vídeo. Ela pediu que a população mantenha a atenção e evite sair de casa.

A água tomou conta da avenida Artenir Werner e ilhou o shopping Balneário, que fechou após ter o estacionamento externo e o subsolo alagados, e aguarda a normalização da situação para a reabertura.

Os alagamentos também bloquearam o acesso à estação rodoviária municipal, que está sem receber ônibus e orientou o público a procurar as empresas de transporte para orientações sobre remarcação de passagens. Localizada a poucas quadras da estação, a Câmara de Vereadores suspendeu o expediente e uma sessão extraordinária marcada para a tarde desta quinta.

A prefeitura disponibilizou abrigos emergenciais em três bairros. Até o momento, foi registrada a evacuação de uma família devido a um deslizamento de terra no bairro Pica-Pau.

A gestão também solicitou ajuda ao governo estadual e disse que o município tem limitações para atender a população atingida. "Nesse momento nós estamos sem todos equipamentos, colchões, tudo isso foi destinado para o Rio Grande do Sul no ano passado, então a cidade está sem nada", disse Juliana.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse pelas redes sociais que colocou equipes técnicas do estado à disposição do governo catarinense. "Santa Catarina foi um dos primeiros estados a nos estender a mão durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado. Agora é nossa vez de retribuir essa solidariedade", disse Leite.

O município de Blumenau enviou uma equipe da defesa civil municipal para Balneário Camboriú para dar apoio na resposta do município ao desastre.

De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, um trecho da BR-101 ficou totalmente bloqueado no km 138, e foi liberado após o meio-dia.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de chuva moderada e alagamentos pontuais para as regiões do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí válido até esta tarde.

Em Itajaí, uma mulher foi resgatada em sua residência na região central da cidade. O coronel Onir Mocellin, coordenador da defesa civil municipal, disse que há alerta para chuvas mais fracas na sexta-feira (17) e o retorno da chuva forte no fim da tarde de sábado (18)

Na cidade de Itapema, a chuva bloqueou um túnel e alagou trechos dos bairros Ilhota, São Alto Bento, Morretes e Meia-Praia. O prefeito Alexandre Xepa (PL) publicou um vídeo nas redes sociais com água na altura do peito pedindo ajuda de pessoas que possam emprestar barcos para ajudar no resgate de ilhados.

A prefeitura também bloqueou o acesso ao morro do Encano, por onde passa a estrada que conecta Itapema a Camboriú, devido ao risco de deslizamentos.

Em Governador Celso Ramos, a força da chuva fez com que uma parte do quartel do Corpo de Bombeiros da cidade desabasse. A prefeitura alertou para risco de choque elétrico por causa da queda de postes no chão em diferentes áreas da cidade.

No município de Tijucas, foi emitido um alerta vermelho para risco de deslizamentos. A cidade registrou o maior índice de chuva do estado até o momento, superando 166 mm entre 6h e 12h.

Em Florianópolis, segundo a Climatempo, a previsão é de chover 39,3 mm na cidade, que já possui vias alagadas e rios transbordando.

Às 14h55, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta severo de tempestade na região, indicando a possibilidade de raios, alagamentos e enxurradas. Às 15h45, a prefeitura usou as redes sociais para avisar que havia 41 ocorrências, com diversos pontos de alagamentos. Por isso, várias linhas de ônibus foram suspensas e a gestão Topázio Neto (PSD) pediu para a população evitar sair de casa.

(Informações da Folhapress)

 

conflitos agrários

STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Medida atende às reivindicações dos povos indígenas e gera temor entre proprietários rurais

19/12/2025 07h29

Os detalhes da decisão serão publicados após a finalização oficial do julgamento virtual, previsto para ser encerrado às 23h59 de hoje

Os detalhes da decisão serão publicados após a finalização oficial do julgamento virtual, previsto para ser encerrado às 23h59 de hoje

Continue Lendo...

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (18), em Brasília, reconhecer a inconstitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. 

Com o resultado da votação, foi invalidado o entendimento de que os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. 

Contudo, não houve consenso em relação a diversos pontos apresentados pelo relator, ministro Gilmar Mendes, como regras para indenizações a produtores rurais que ocupam propriedades que forem reconhecidas como terras indígenas, entre outros pontos. 

Os detalhes da decisão serão publicados após a finalização oficial do julgamento virtual, previsto para ser encerrado às 23h59 de hoje.

Entenda

Dois anos após o STF declarar o marco inconstitucional, os ministros voltaram a analisar o tema.

Em 2023, o STF considerou que o marco temporal é inconstitucional. Além disso, o marco também foi barrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vetou parte da Lei 14.701/2023, na qual o Congresso Nacional validou a regra. Contudo, os parlamentares derrubaram o veto de Lula.

Após a votação do veto presidencial, os partidos PL, o PP e o Republicanos protocolaram no STF ações para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal.

Por outro lado, entidades que representam os indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese. 

Em paralelo ao julgamento no Supremo, o Senado Federal aprovou, na semana passada, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que insere a tese do marco temporal na Carta Magna.  

Sem desconto

Senador é alvo da PF em operação contra roubalheira no INSS

Weverton Rocha (PDT-MA), que é vice-líder do Governo no Senado, foi um dos principais alvos da operação que também prendeu o filho do "Careca do INSS"

18/12/2025 07h30

Mandados de busca foram realizados na residência do senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão

Mandados de busca foram realizados na residência do senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão

Continue Lendo...


O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos principais alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU). Weverton é suspeito de ter realizado negócios com alvos investigados pelos desvios, segundo o Estadão. A polícia cumpre busca e apreensão na residência do senador.

Romeu Carvalho Antunes, filho mais velho e sócio do empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", é outro alvo e foi preso na operação. De acordo com o jornal, além de ter relação societária, ele tinha autorização para movimentar as contas de uma das empresas foi do pai que é suspeita de envolvimento nas fraudes em aposentadorias. O "Careca do INSS" está preso desde setembro.

A operação também cumpriu um mandado de prisão domiciliar e afastamento do atual número dois do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal. Ele é jornalista e já trabalhou no gabinete de Weverton.

O advogado Éric Fidelis, filho do ex-diretor do INSS André Fidelis, também é alvo de buscas. A Operação Sem Desconto investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesta quinta-feira, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais são cumpridas nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Segundo a PF, as ações desta nova fase buscam "aprofundar as investigações da Operação Sem Desconto e esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial".
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).