Cidades

TURISMO

Eleita 16 vezes, Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil

Cidade é reconhecida nacionalmente e mundialmente pelo ecoturismo e turismo de aventura: belíssimas águas cristalinas, grutas, cavernas, trilhas e observatórios

Continue lendo...

Bonito, cidade localizada a 297 quilômetros de Campo Grande, foi eleita 16 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, pela revista Viagem e Turismo Editoria Abril. O município é conhecido, a nível nacional, como a Capital do Ecoturismo.

Cachoeiras da Ceita Corê. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Ecoturismo é o turismo que respeita e preserva o meio ambiente, promovendo a conservação, educação ambiental e turismo ecológico.

Está fundamentado nos conceitos de preservação, edução, proteção, conservação e sustentabilidade.

O objetivo é proteger e conservar a fauna e flora local. É caracterizado por promover o contato do ser humano com a natureza durante uma atividade turística.

Os passeios de ecoturismo presentes em Bonito são:

  • Flutuação - Rio da Prata, Rio Sucuri, Barra do Sucuri e Aquário Natural
  • Mergulho Lagoa Misteriosa e Rio Formoso
  • Trilhas Estância Mimosa, Boca da Onça, Gruta do Lago Azul, Serra da Bodoquena, Boiadeira, Ceita Corê
  • Observação de aves Buraco das Araras
    Mergulo no Rio Sucuri . Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

"A região de Bonito Serra da Bodoquena é um dos melhores destinos de ecoturismo do país pelas boas práticas adotadas pelo destino e pela capacidade que ele tem de manter a conservação dos seus atrativos naturais, com controle de capacidade de carga e o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), por exemplo", destacou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.

Outros destinos de ecoturismo prestigiados no Brasil são Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE) e Jalapão (TO).

Abismo Anhumas. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Bonito também é um destino forte no ramo de turismo de aventura. O ecoturismo se diferencia do turismo de aventura pelo seu foco na consciência ambiental, ecológica e sustentável.

Porém, o turismo de aventura pode se conectar ao ecoturismo, pois as atividades podem ser desenvolvidas com uma postura voltada à preservação ambiental.

Combinar ecoturismo e turismo de aventura, de forma consciente, alia as boas práticas sustentáveis ao turismo de aventura, oferecendo esportes variados com respeito ao meio ambiente.

 

 

PRÊMIOS INTERNACIONAIS

Gruta do Lado Azul, cartão postal de Bonito. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Além se ser prestigiada nacionalmente, Bonito (MS) também foi reconhecida, a nível mundial, como um dos melhores destinos de ecoturismo/turismo sustentável do mundo.

Em 2013, recebeu o prêmio Responsible Tourism Awards (Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo, em português) durante o World Travel Market (WTM), sediado em Londres, um dos mais expressivos eventos de turismo mundial.

Nesta semana, representou o Brasil no Adventure Travel World Summit (Cúpula Mundial de Viagens de Aventura, em português), de 11 a 14 de setembro de 2023, no Sapporo Convention Center, em Hokkaido, Japão.

O evento abrange os temas de ecoturismo e turismo de aventura e é um dos mais importantes e reconhecidos a nível mundial. É a segunda vez consecutiva que o Estado participa deste evento.

Bonito também recebeu certificado internacional de 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo, emitido pela Organização Internacional Green Initiative, do PAÍS XXXX.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, apresentar Mato Grosso do Sul para o mundo é uma maneira de atrair turistas estrangeiros para o Estado.

Buraco das Araras. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

"É um momento fundamental, pois teremos de novo a oportunidade de apresentar o turismo de Mato Grosso do Sul e participar do Marketplace com operadores internacionais, trocar experiências, fazer networking, participar das palestras e consolidar MS como um importante player da comunidade do ecoturismo mundial. Nosso objetivo é trabalharmos cada vez mais para fortalecer nossa imagem e aumentar o número de turistas estrangeiros que vem para Mato Grosso do Sul. Estaremos juntos com a Embratur, que vai fortalecer a imagem do Brasil como um destino de natureza e, mais uma vez, Mato Grosso do Sul será o principal destino neste evento que conta com a participação de operadores de turismo, jornalistas especializados, destinos internacionais e dezenas de países", disse o diretor-presidente.

O Correio do Estado procurou a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio de e-mail, mensagem e ligação, para comentar as homenagens, mas, até o fechamento desta reportagem, não foi respondido ou atendido.

PASSEIOS

Bonito possui diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Boca da Onça. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Os passeios variam de R$50,00 a R$1.200,00. Confira:

  • Gruta do Lago Azul cartão postal da cidade
  • Grutas de São Miguel
  • Grita São Mateus
  • Gruta Catedral
  • Gruta do Mimoso (nova atração)
  • Abismo Anhumas
  • Nascente Azul
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata
  • Rio Formoso
  • Aquário Natural
  • Estância Mimosa
  • Boca da Onça
  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  • Balneário do Sol
  • Balneário Bosque das Águas
  • Balneário Municipal
  • Eco Park Porto da Ilha
  • Eco Serrana Park
  • Recanto das Águas
  • Cânion do Rio Salobra
  • Fazenda Ceita Corê
  • Buraco das Araras
  • Buraco do Macaco
  • Praia da Figueira
  • Projeto Jiboia
  • Biopark

ÁGUA MAIS CRISTALINA DO MUNDO

Rio Sucuri, localizado em Bonito (MS), está entre os três rios mais cristalinos do mundo, de acordo com a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori.

O rio possui águas cristalinas, com profundidade de 3 metros e extensão de 1.800 metros. Os tons da água variam de azul turquesa a verde-chá.

Rio Sucuri. Foto: Arquivo/Correio do Estado

Está localizado na Fazenda São Geraldo, zona rural de Bonito, a 18 quilômetros da cidade e a 316 quilômetros de Campo Grande.

A temperatura da águae é de 23ºC. O pH é ácido, variando de 4,25 a 5,92 no período da manhã.

Por conta da transparência da água, é possível enxergar, de dentro do barco, a areia branca que fica no fundo do rio.

As águas são extremamente cristalinas e límpidas, com jardins subaquáticos e grande diversidade de peixes, como dourados, piraputangas, piaus e curimbas.

O "Rio Sucuri" ganhou esse nome porque, visto de cima, seu formato parece uma cobra sucuri.

Segundo Salvadori, as belezas naturais, biodiversidade e formações geológicas de Bonito atraem turistas que vivenciam experiências únicas.

"A gente até brinca que quando Deus criou o mundo ele colocou a mão aqui de uma maneira muito especial porque as belezas cênicas, a natureza é tudo muito incrível", disse a secretária de turismo ao Correio do Estado, em 14 de abril de 2023.

NÚMEROS

Fauna de Bonito. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Dados divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) apontam que o município recebeu 26.921 turistas no mês de agosto e 197.675 visitantes de janeiro a agosto de 2023.

Conforme o levantamento, a maioria dos turistas brasileiros que visitaram Bonito são dos estados de São Paulo (32,06%), Rio de Janeiro (11,10%), Paraná (8,82%), Santa Catarina (8,21%), Rio Grande do Sul (7,05%), Mato Grosso do Sul (6,5%), Minas Gerais (5,96%), Distrito Federal (2,58%), Espírito Santo (1,52%), Bahia (1,05%), entre outros.

A região sudeste (55%) representa mais da metade dos turistas de Bonito, seguido pela região Sul (26%), Centro-Oeste (12%), Nordeste (5%) e Norte (2%).

Já os turistas estrangeiros que visitaram o município são dos países do Paraguai (1,50%), Holanda (0,99%), Estados Unidos da América (0,98%), Alemanha (0,91%), Argentina (0,68%), França (0,57%), Bolívia (0,33%), Austrália (0,25%), Bélgica (0,24%), entre outros.

Rio do Peixe. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

Do total de turistas que visitaram Bonito e região em junho, 11,28% desembarcaram pelo aeroporto. O mês com maior número de desembarques é julho (3.036), seguido de janeiro (2.224), agosto (2.065), abril (1.714), junho (1.682), março (1.554), maio (1.464) e fevereiro (1.336).

Bonito bateu recorde de visitação no mês de agosto se comparado ao mesmo mês dos últimos nove anos. Ao todo, 26.921 pessoas visitaram o município em agosto de 2023.

Confira o número de visitantes que Bonito recebeu no mês de agosto dos anos de 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016 e 2015:

AGOSTO/ANO

NÚMERO DE TURISTAS

2015

14.046

2016

16.563

2017

13.910

2018

9.856

2019

13.410

2020

6.534

2021

15.927

2022

22.461

2023 ***

26.921 ***

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado em agosto deste ano, o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, afirmou que o aumento do número de turistas de um ano para o outro se deve ao esforço do governo do Estado, empresários, rede hoteleira, setor comercial e de divulgação.

Boca da Onça. Foto: DIVULGAÇÃO/Prefeitura de Bonito

"Com certeza esse aumento se deve à alguns fatores, como o aumento da procura dos destinos de natureza pelos turistas brasileiros, pelo aumento do turismo internacional que começa a retomar no país, pelo trabalho contínuo de promoção dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul e de apoio à comercialização feitos pela Fundtur/MS, que é uma estratégia acertada e segmentada, trabalhando os públicos nacionais e internacionais e, claro, pelo o trabalho empresarial dos empreendedores de Bonito que vêm realizando um trabalho super importante. Então é uma somatória de esforços de um trabalho que, repetindo, vem sendo realizado com muita assertividade já há alguns anos e que reflete no resultado positivo de 2023", ressaltou o diretor da Fundtur.

BONITO

Praça do Peixe, em Bonito. Foto: Divulgação

Bonito é uma cidade localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 297 quilômetros de Campo Grande. Foi fundada em 2 de outubro de 1948 e completará 75 anos em 2023.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Bonito, a área do município é de 4 934,318 km² e a área urbana 3,483 km².

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 23.659 habitantes em 11.326 domicílios. Em 2010, o número de residentes no município era de 19.587. 

Em 1924, as primeiras habitações iniciaram-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.

TRAGÉDIA

Criança de 2 anos morre atropelada enquanto brincava na rua em MS

Vítima foi identificada como Laura Vitória Aparecida, que foi atingida por uma caminhonete em momento de distração de pai e familiares

21/02/2026 17h00

Laura, de apenas dois anos, foi atropelada nesta manhã em Deodápolis e não resistiu

Laura, de apenas dois anos, foi atropelada nesta manhã em Deodápolis e não resistiu Foto: Impacto News

Continue Lendo...

Uma menina de apenas dois anos, identificada como Laura Vitória Aparecida, morreu na manhã deste sábado (21) após ser atropelada enquanto brincava na rua, em Deodápolis, município próximo de Dourados.

Segundo informações do jornal Impacto News, a criança estava acompanhada do pai e dos familiares, já que a mãe estava em uma consulta médica. Em um momento de distração, Laura foi atropelada por uma caminhonete, que passou por cima da menina.

Devido à gravidade dos ferimentos, ela não resistiu e morreu ainda no local. Equipes da Polícia Militar e Polícia Civil estiveram no endereço para atender a ocorrência e aguardar a perícia técnica.

Conforme relatos dos moradores, Laura costumava brincar na rua, especialmente onde foi atropelada. A investigação segue para apurar a dinâmica do acidente e se alguém será responsabilizado pela morte da criança.

Caso recente

Uma viagem que deveria marcar o início de uma nova fase terminou em tragédia para um casal douradense no dia 29 de dezembro do ano passado, na BR-376, no Paraná. Samara Prado Martins, de 24 anos, morreu após ser atropelada por um caminhão, depois que o carro em que estava capotou às margens da rodovia, no trecho que liga Curitiba a Ponta Grossa.

O marido dela, com quem havia se casado há menos de dois meses, ficou gravemente ferido e segue internado em estado gravíssimo no Hospital Regional de Ponta Grossa.

Segundo informações do Portal Tarobá, o casal seguia viagem em um Volkswagen Gol quando, por motivos que ainda não foram oficialmente divulgados, o veículo saiu da pista e capotou às margens da estrada. Após o acidente, os dois conseguiram sair do automóvel e permaneceram sobre a pista de rolamento.

Enquanto aguardavam socorro, um caminhão que trafegava pela rodovia acabou atingindo o casal. Com o impacto, Samara sofreu ferimentos graves.

Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e prestaram os primeiros atendimentos no local. A jovem chegou a ser colocada na ambulância, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o socorro. O esposo foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Regional de Ponta Grossa, onde permanece internado.

Os ocupantes do caminhão não se feriram.

Conforme informações do portal Dourados News, o corpo da jovem tem previsão de chegada a Campo Grande por volta das 16h desta terça-feira (30), de onde será encaminhado para Dourados, onde ocorrerão o velório e o sepultamento. Familiares aguardam a liberação do corpo.

As circunstâncias que levaram à saída do veículo da pista e ao atropelamento ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.

Assine o Correio do Estado

OH, CHUVA!

MS entra em alerta de tempestade para este fim de semana

Mais da metade dos municípios do Estado estão sob risco de chuvas e ventos fortes até a manhã deste domingo (22), segundo o Inmet

21/02/2026 16h00

Volume de chuva aumentou e já ultrapassou os acumulados de fevereiro dos últimos anos na Capital

Volume de chuva aumentou e já ultrapassou os acumulados de fevereiro dos últimos anos na Capital Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul está sob aviso de possível ocorrência de tempestades neste fim de semana, especialmente neste sábado (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com início às 13h de hoje e previsão de término às 9h de amanhã, o alerta abrange 63 municípios do Estado, com destaque para as regiões Norte, Leste e Central.

Conforme diz o Inmet, estas cidades estão com risco de ocorrência de “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo”. Contudo, o instituto avisa que, mesmo diante destes fatos, há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.

O Inmet orienta à população:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Caso precise, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Volume de chuva aumentou e já ultrapassou os acumulados de fevereiro dos últimos anos na CapitalRegião amarelada é onde há risco de tempestade, como citado na reportagem - Foto: Inmet

Fevereiro chuvoso

Com possibilidade de mais chuva neste fim de semana, Campo Grande já teve acúmulo de 172,6 milímetros de chuva segundo dados registrados até a segunda-feira. Isto coloca o mês de fevereiro deste ano como o mais chuvoso dos últimos três anos na Capital, e ainda há possibilidade de que ele consiga ultrapassar a marca de mais chuvoso desde 2017.

De acordo com dados do Inmet, até a última segunda-feira (16) o acumulado de precipitação em Campo Grande já era semelhante ao esperado para todo este mês, que segundo a média, é de 180 milímetros, e cujo registro era de 172,6 mm.

Esse valor já está próximo ao registrado no mês inteiro de fevereiro de 2023, quando o acumulado chegou a 242,2 mm.

E se a previsão do tempo se confirmar, já que há indicativo de manutenção das chuvas para os próximos dias, há a possibilidade de que este seja um dos fevereiros mais chuvosos dos últimos 10 anos. Até agora esse posto é de 2019, quando o acumulado no período foi de 251,4 mm.

No fim da tarde desta quinta-feira (19), de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, 51 milímetros foram registrados em um intervalo de aproximadamente uma hora, das 17h às 18h, nesta quinta-feira, na Capital.

Foram registrados 39,6 milímetros na região da Costa e Silva, 33,4 milímetros na Tamandaré e 51,6 milímetros no Lago do Amor.

Típica de verão, forte e rápida, a chuvarada veio após uma tarde de muito calor, abafamento e altas temperaturas. O temporal provocou estragos, alagamentos de ruas e avenidas, transbordamentos, queda de árvore e pane em semáforos.

A avenida Costa e Silva se transformou em um "rio" e uma ambulância ficou ilhada e uma viatura do Corpo de Bombeiros teve que resgatá-la. Já o Lago do Amor transbordou mais uma vez.

Aumento das chuvas também tem colaborado para que haja uma “epidemia” de buracos no asfalto de Campo Grande. Por causa disso, a prefeitura diz que intensificou o serviço de tapa-buraco.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).