Cidades

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Festa da Padroeira interditará ruas por 10 dias; veja quais

Ruas serão fechadas para shows e praça de alimentação

Continue lendo...

Oitava edição da Festa da Padroeira começa nesta sexta-feira (20) e vai até 29 de junho, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na avenida Afonso Pena, número 377, bairro Amambaí, em Campo Grande.

Para realizar a festa, duas ruas serão interditadas por 10 dias: rua Amando de Oliveira e rua Camapuã, ambas no cruzamento com a Afonso Pena. Elas serão fechadas para shows e praça de alimentação.

O tema deste ano é “Maria, ajudai-nos a ser um testemunho da reconciliação e da esperança”.

O evento tradicional reúne em um só lugar comidas típicas de festa junina, pratos típicos sul-mato-grossenses, shows regionais, atrações culturais, missas, peregrinações, carreatas,orações e procissões. Serão 10 dias de festa.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é Padroeira de Mato Grosso do Sul e de mais cinco cidades do Estado: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas. Seu dia é celebrado anualmente em 27 de junho.

Lei Estadual instituiu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira Civil de Mato Grosso do Sul em 27 de novembro de 2017.

A Lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o dia 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como a data festiva de honra à Padroeira civil. A data não é feriado.

Em 2 de junho de 2022 veio o reconhecimento pontifício, quando Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também passou a ser padroeira do Estado perante a Igreja Católica, conforme decreto da Santa Sé.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação dos 10 dias de evento:

20 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

18h15 | Oração das Vésperas

19h | Missa celebrada por Dom João Batista de Oliveira, S.V.D., Bispo de Corumbá

21 DE JUNHO – SÁBADO

18h15 | Oração das Vésperas

19h | Missa celebrada por Dom Otair Nicoletti, Bispo de Coxim

22 DE JUNHO – DOMINGO

6h15 | Oração das Laudes

7h | Missa –Peregrinação dos ciclistas

celebrada pelo Pe. Alex Silva Messias, Reitor do Santuário de São Judas Tadeu

8h | Procissão Ciclística

10h | Missa – Peregrinação das crianças

16h | Missa – Peregrinação dos motociclistas

17h | Procissão Motociclística

18h | Missa celebrada por Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R., Bispo de Dourados

20h | Missa – Peregrinação dos educadores e profissionais da saúde

23 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA

18h15 | Oração das Vésperas

19h | Missa celebrada pelo Pe. André Márcio Nogueira de Souza, Secretário Executivo do Regional Oeste 1 da CNBB

24 DE JUNHO -TERÇA-FEIRA

18h15 | Oração das Vésperas

19h | Missa celebrada pelo Pe. Wagner Divino de Souza, Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua

25 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

5h15 | Oração das Laudes

6h, 12h e 21h | Missa

6h às 23h | Novena

26 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

9h e 15h | Missa

18h15 | Vésperas

19h | Missa celebrada pelo Pe. Marcelo Tenório de Almeida, Reitor do Santuário de Adoração Perpétua

27 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA - DIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

5h15 | Oração das Laudes

6h, 9h, 12h e 15h | Missa

18h | Oração das Vésperas

18h30 | Procissão e Missa Solene, celebrada por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande

28 DE JUNHO - SÁBADO

18h15 | Oração das Vésperas

19h | Missa celebrada pelo Pe. Roberto dos Santos Gomes, Reitor do Santuário de Santo Antônio de Pádua em Terenos

29 DE JUNHO - DOMINGO

6h15 | Oração das Laudes

7h | Missa –Peregrinação dos motoristas celebrada pelo Pe. Paulo Sérgio Vital da Cruz, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia

8h | Carreata

10h | Missa – Peregrinação das crianças

16h | Missa –Peregrinação das Forças Armadas e de Segurança Pública

18h | Missa | Encerramento da Festa Peregrinação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul celebrada pelo Pe. Reginaldo Nascimento Padilha, C.Ss.R., Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

PROGRAMAÇÃO SOCIAL – 20 a 29 de junho de 2025

20 de junho (sexta-feira):

Ricardo Siqueira

Zé Carlinho e Grupo Baile Bom

21 de junho (sábado):

Régis Azevedo

Banda GE

Sander Ferrari

22 de junho (domingo):

Ruan Benitez

Victor Souza

23 de junho (segunda-feira):

Grupo Comitiva Baileira

Heleno e Hedmar

Sidney Francis

24 de junho (terça-feira):

Gabriel G2 e Banda

Grupo Rancho Grande

25 de junho (quarta-feira):

Olavo Netto

Isadora e HeloísaCarlinhos Campeiro e Grupo Herdeiros do Chamamé

26 de junho (quinta-feira):

Laço de Ouro

Grupo Zíngaro

27 de junho (sexta-feira):

Daran Júnior

Grupo Vozeirão

28 de junho (sábado):

Breno Figueiredo

Rúbia de Angelis

Grupo Pé de Cedro

29 de junho (domingo):

Os Cumpadi de Campo Grande

Lennon Macedo

Augusto e Leandro

INTERIOR

Dourados faz 90 anos hoje (20) e 'sopra velinhas' com dois outros municípios

Tanto o "Portal do Mercosul", como a "Princesinha dos Ervais" e a "Capital do Boi" também conhecida como "Cidade do Sorriso" fazem aniversário faltando cinco dias para o Natal

20/12/2025 11h01

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como Reprodução/PrefeituraMunicipal/Dourados

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, este sábado (20 de dezembro) marca mais de um aniversário, com a "Capital do Agronegócio", Dourados, celebrando 90 anos de história e soprando velinhas hoje junto com dois outros municípios: Caarapó e Nova Andradina. 

Com uma população de 243.368 habitantes, distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital do Estado, o município também conhecido como "Portal do Mercosul" ainda está uma década de distância de alcançar seu centenário, porém, as mais de 20,4 mil empresas ativas em seu território, com as 15 festas tradicionais, mostram uma Dourados pulsante. 

Habitada ancestralmente pelos povos originários Terena e Kaiowá, presentes ainda hoje como uma das maiores populações indígenas do País, a Colônia Militar de Dourados foi colonizada pelo homem branco e fundada em 10 de maio de 1.861, comandada pelo histórico tenente Antônio João Ribeiro.

Dourados serviria ainda de moradia para famílias paulistas, mineiras e gaúchos, que buscavam novas terras na região no final do século XIX, para o município de Dourados em si ser criado somente em 20 de dezembro de 1935, por decreto do então governador Mário Corrêa da Costa, com áreas que foram desmembradas de Ponta Porã. 

Como bem descreve o Executivo Municipal, a principal atividade econômica hoje de Dourados é a agropecuária, aliada ao comércio e a indústria, sendo um prestador de serviços, como o médico-hospitalar, para outros 38 municípios que compõem as regiões da Fronteira, Vale do Ivinhema, Conesul e Grande Dourados.

Caarapó

Em Caarapó, o 20 de dezembro de 2025 serve para celebrar 67 anos de emancipação político-administrativa, em um progresso regional erguido com base na extração da erva-mate, implantada pela Cia. Mate Laranjeira que, com a exploração, entregava a terceiros algumas áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, em que deveriam construir uma “Rancheada” e trilha no seio da floresta, permitindo a passagem dos veículos de tração animal que levavam o escoamento da produção.

Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Caarapó - que do Guarani significa "raiz de erva mate" - foi desmembrada do município de Dourados  pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, elevado à categoria de município com uma área que se estende por cerca de 2 089,6 km². 

Para o aniversário de 67 anos, neste sábado (20), o município traz uma noite de festa para o Parque de Exposições Pedro Pedrossian, com abertura de portões por volta de 20h30, apresentações a partir das 21h e show com a dupla Ícaro e Gilmar previsto para iniciar às 23h. 

Nova Andradina

Longe aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, Nova Andradina também foi fundada em 20 de dezembro de 1958, pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que também colonizou Andradina no interior de São Paulo.

Também conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, Nova Andradina fica estrategicamente localizada na confluência entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que segundo o Executivo Municipal contribui para a expansão da economia local. 

Favorável principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, a atuação nessa área ainda rendeu o título de “Capital do Boi” para Nova Andradina, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul atualmente, Nova Andradina, ou também "Cidade do Sorriso", possui uma área calculada em 4.776,10 km² e banhada pelos rios Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, além dos Córregos Baile, Papagaio, Bernardo e Samambaia.

No município hoje (20) também haverá uma celebração, programada para acontecer no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”, com show da dupla Rick & Renner, que retorna ao município após duas décadas de sua última apresentação local. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente comete latrocínio e capota carro da vítima em MS

Vítima foi encontrada carbonizada após incêndio causado pelo jovem

20/12/2025 10h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Rio Verde e com apoio da Polícia Militar, na madrugada da última sexta-feira (19). O jovem foi responsável por cometer  ato infracional análogo ao crime de roubo seguido de morte (latrocínio). 

Por volta das 4h30, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma casa no bairro Jardim José Antônio. Dentro do imóvel, foi encontrado um corpo carbonizado. A identificação da vítima será confirmada por exames periciais.

LATROCÍNIO

Conforme apurado durante a investigação, o adolescente teria agredido a vítima com o objetivo de subtrair bens. Ele levou dinheiro, um aparelho celular e um carro.

O automóvel foi localizado capotado na BR-163. O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal.

Na casa do jovem, foram apreendidos dinheiro e o aparelho celular pertencentes à vítima.

Após deixar a unidade de saúde, o adolescente foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde foram adotadas todas as providências legais, com comunicação ao Juízo da Infância e Juventude e ao Ministério Público, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e para verificar eventual participação de outras pessoas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).