Cidades

Cidades

Inédito no Brasil, 'Samu Indígena' será inaugurado no interior de MS

Novidade foi anunciada durante a entrega de sete novas viaturas para Campo Grande, que irá rever contrato de aluguel milionário

Continue lendo...

Investimento inédito no País, Mato Grosso do Sul está prestes a ganhar um 'Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Indígena', que deve ficar dentro de reserva de povos originários no interior do Estado, como repassado hoje (25) durante entrega de ambulâncias em Campo Grande. 

Nesse evento, além da prefeita da Capital, Adriane Lopes, estiveram presentes os deputados federais Geraldo Resende e Camila Jara, uma vez que a doação das sete novas viaturas para Campo Grande veio por parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Porém, a novidade fica por conta do "Samu Indígena", já que a visita do Ministério da Saúde está prevista para Dourados entre hoje (25) até a próxima terça-feira (29), para discussão sobre o equipamento. 

"A gente teve essa ideia para construir em Dourados, o primeiro SAMU indígena do país, que outros estados estão ávidos para pegar nosso veículo, porque a gente está tendo uma morosidade muito grande do município de fazer os procedimentos, já que não conseguiu fazer na administração passada", explica Geraldo Resende. 

Além de veículos, haverá treinamento de servidores que, segundo o deputado, serão pagos pelo Governo Federal, com a diferença do Serviço sendo a instalação de uma base dentro da reserva indígena, garantindo prestação de serviços emergenciais de forma eficaz. 

Embora o SAMU Indígena contemple a contratação de profissionais de saúde qualificados, o deputado ressalta um foco em ter servidores que consigam se comunicar efetivamente com a população indígena, considerando as próprias barreiras linguísticas que podem existir. 

"O veículo já está na sede do Ministério da Saúde, está sendo plotado com a logomarca da Saúde Indígena... o ministro disse que vai fazer questão de vir aqui no dia da entrega da oficialização", disse. 

Das contrapartidas, Geraldo explica que o município de Dourados ficará encarregado do "mais ínfimo", ou seja, apenas celebrar convênio com a Missão Evangélica Caiuá, com o Hospital Porta da Esperança e fazer alguns reparos da estrutura para ser a base das equipes. 

"E no futuro, eu já disse, eu dou emenda pra gente construir uma sede própria do SAMU lá dentro da reserva indígena, num local onde a população indígena indica", complementa ele. 

Revisão de contrato

O evento de hoje (25) marcou a entrega de sete novas ambulâncias para a Cidade Morena, o que já era previsto, conforme indicado pela chefe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Rosana Leite, durante audiência quadrimestral realizada na Câmara de Campo Grande. 

Na ocasião Rosana explicou que o processo de locação de 10 viaturas, vigente até o momento, seria revisto graças às sete novas ambulâncias que estão renovando a frota, o que foi confirmado hoje (25) pela prefeita,  e deve gerar uma economia de R$ 1,9 milhão. 

"Vencendo o contrato nós não temos mais a necessidade de continuá-lo, tendo em vista o trabalho feito pela nossa equipe técnica em busca da renovação da frota e da reposição também das viaturas mais antigas. Esse contrato foi emergencial para atender, naquele período, um momento crítico do SAMU na capital", afirmou Adriane. 

Segundo a prefeitura, são seis ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, com o primeiro tipo de veículo equipado com torniquetes, faixas, ataduras, prancha rígida para acidente e redblock, composta por  técnico de enfermagem e um condutor socorrista. 

Já o  veículo de suporte avançado tem equipamentos complexos e possui as características de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): ventilador mecânico, monitor, intubação e bombas de infusão, composta por um médico, enfermeiro e condutor socorrista. 

Para as sete novas ambulâncias o investimento é de R$ 2.734.000,00, oriundos do Ministério da Saúde/ Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Esse aluguel de viaturas, além de colocar um equipamento novo em circulação, diminuiu os custos com manutenção, que também ficavam sob responsabilidade da empresa vencedora da licitação à época: A&G Serviços Médicos.

 

Assine o Correio do Estado

Falsos Policiais

Quadrilha que fingia ser polícia para roubar é alvo em MS

Operação em Dourados cumpre cinco mandados e apreende arma, munições e centenas de produtos eletrônicos

21/05/2026 18h28

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação contra uma associação criminosa investigada por praticar roubos contra contrabandistas na região de Dourados.

Segundo as investigações, os integrantes do grupo se passavam por policiais para abordar motoristas que transportavam mercadorias contrabandeadas e descaminhadas.

A ação foi realizada por equipes do Setor de Investigações Gerais e Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI) de Dourados, em conjunto com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou ainda no ano passado, após o surgimento de informações sobre um grupo criminoso que atuava na região utilizando falsos procedimentos policiais para interceptar veículos carregados com produtos ilegais.

Durante as abordagens, os suspeitos anunciavam o assalto, roubavam veículos e cargas e utilizavam armas de fogo, além de violência contra as vítimas.

As investigações apontaram que o líder da quadrilha foi preso em flagrante no mês de janeiro, logo após um roubo ocorrido em Dourados. Na ocasião, os criminosos teriam roubado uma carga de perfumes e efetuado disparos contra as vítimas durante a fuga.

Já no início de março, outros três integrantes do grupo foram presos preventivamente após avanço das apurações conduzidas pelas equipes policiais.

No decorrer da investigação, os agentes identificaram ainda uma mulher suspeita de participação na associação criminosa e dois receptadores dos produtos roubados. Os três foram alvos dos mandados cumpridos nesta quinta-feira em cinco endereços ligados aos investigados.

Durante as buscas em uma loja pertencente a um dos alvos, identificado pelas iniciais F.F.L., de 40 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com quatro munições intactas, além de 396 fontes de carregadores de celular e 335 fones de ouvido.

O suspeito foi encaminhado para a sede do SIG de Dourados, onde acabou autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Os demais investigados também foram levados para interrogatório e seguem sendo investigados por possível participação no esquema criminoso que atuava na fronteira sul do Estado.

Recomendação

MP recomenda "pente-fino" sobre contratações de professores em Corumbá e Ladário

Apuração tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a valorização dos profissionais do ensino público

21/05/2026 17h45

Foto: Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou um "pente-fino" sobre as contratações de professores escolares em Ladário e Corumbá, procedimentos administrativos publicados na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (21).

A apuração tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a valorização dos profissionais do ensino público, além disso, está atrelada ao baixo índice de professores efetivos em ambas as cidades, bem como em todo Mato Grosso do Sul.  

De acordo com o painel sobre o plano de monitoramento do Plano Nacional da Educação, tanto Corumbá quanto Ladário possuem quadros efetivos aquém do recomendado, quadro atualmente em 55,6%  e 39,8%, respectivamente. Em todo o estado, a cada 10 professores, 6 são contratados. 

A recomendação também foi justificada para apurar se ambas as cidades se adequam à recente determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, por unanimidade, que o piso salarial nacional do magistério se aplica a todos os professores da rede pública. 

Nesse escopo, o indicador, que expressa a participação de docentes concursados em relação ao total de vínculos, segue distante da meta de 70% prevista no novo Plano Nacional de Educação (PNE) – Projeto de Lei n.º 2.614/2024, aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado.

No cenário ideal, a cada 10 professores, ao menos 7 deveriam ser concursados, o que não se aplica atualmente.  

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).