Cidades

Cidades

Riedel anuncia novos voos diretos de São Paulo a Bonito e Dourados

A previsão é que as novas aeronaves comecem a operar em setembro deste ano com capacidade para até 174 passageiros

Continue lendo...

A partir de setembro, os municípios de Bonito e Dourados passarão a contar com novos voos diretos para o aeroporto de Guarulhos (SP), operados pela companhia aérea Latam. A medida amplia a conectividade aérea de Mato Grosso do Sul e fortalece o turismo, além da economia regional.

Para Bonito, os voos começam no dia 3 de setembro, com duas frequências semanais utilizando aeronaves Airbus A320, que comportam até 174 passageiros. A expectativa é de que a nova rota facilite o acesso ao destino turístico e aumente o fluxo de visitantes, tanto nacionais quanto internacionais. 

Já em Dourados os voos terão início no dia 8 de setembro, com três frequências semanais, também operadas por aeronaves Airbus A319 e A320. Segundo o governo, a nova rota consolida a posição estratégica do município, considerado polo econômico e industrial da região sul do Estado.

"Excelente notícia. Novos voos de Mato Grosso do Sul para o principal aeroporto do Brasil, que é Guarulhos, com destinos para o Brasil e o mundo inteiro. A partir de setembro dois novos voos para Bonito (direto de Guarulhos). Já em Dourados fico muito feliz que depois de um longo tempo de recuperação do aeroporto, três novos voos Dourados-Guarulhos a partir de 8 de setembro foram operados pela Latam", afirmou o governador Eduardo Riedel.

O head de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, ressaltou que a ampliação da malha aérea é um reflexo da atuação da empresa no Estado.

"Aumentar a conectividade do Mato Grosso do Sul é importante para a economia e o turismo local, e a Latam tem enorme satisfação em poder contribuir com novas rotas aéreas para o Estado. Atualmente, a Latam já oferece voos diretos de Campo Grande para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e para Brasília, porém as novas rotas chegam para otimizar o acesso a essas importantes cidades do interior".

Com a integração ao aeroporto de Guarulhos, tanto Bonito quanto Dourados passam a ter acesso direto a mais de 50 destinos nacionais e 90 internacionais. A novidade reforça o cenário de investimentos estaduais no setor aeroviário, com reformas e obras de infraestrutura em aeroportos sul-mato-grossenses.

Cabe lembrar que durante um evento da Fiems, o governador Eduardo Riedel manifestou interesse em implementar diversas ações para melhorar os modais de transporte, visando facilitar o escoamento da produção industrial.

Em reunião com representantes de empresas privadas de aviação, o governo analisou rotas e infraestrutura necessária.

 "É claro que nenhum empresário vem ao Estado sem uma visibilidade de médio ou longo prazo, porque qualquer pesquisa que você for fazer, é difícil detectar se há fluxo suficiente entre Campo Grande e Três Lagoas por avião. Depende do curso de passagem, depende de uma série de fatores, que é só tendo para a gente poder checar e fomentar", explicou Riedel.

Gol também confirma interesse 

Na última quarta-feira (7), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, se reuniu com executivos da GOL Linhas Aéreas para tratar da retomada dos voos da companhia no município. Durante o encontro, representantes da empresa confirmaram que a GOL voltará a operar na cidade assim que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira for liberado para receber voos comerciais.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, responsável pelos trâmites administrativos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a homologação do terminal aéreo.

De acordo com o portal Aeroin, o prefeito ressaltou que a conversa deixou uma expectativa positiva para o retorno das operações. "Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo", afirmou Marçal Filho.

A GOL suspendeu suas atividades em Dourados após a interrupção das operações do aeroporto para adequações exigidas pela Anac. A expectativa da administração municipal é de que a liberação ocorra em breve, o que permitirá a ampliação da malha aérea na região sul do Estado.

O prefeito de Dourados (MS), Marçal Filho, se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira, 7 de maio, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa no município.

Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais.

"Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo", comemorou Marçal Filho.
 

Assine o Correio do Estado 

veja vídeo

Lago do amor transborda e ambulância fica ilhada durante temporal em Campo Grande

Várias ruas se transformaram em rio durante a chuva e cidade permanece em alerta para tempestades

19/02/2026 18h50

Ambulância ficou ilhada ao tentar passar em alagamento na Costa e Silva

Ambulância ficou ilhada ao tentar passar em alagamento na Costa e Silva Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A chuva que caiu em Campo Grande na tarde desta quinta-feira (19) foi rápida, mas de forte intensidade, o suficiente para causar alagamentos em diversos pontos da cidade, além do transbordamento do Lago do Amor.

A situação tem se tornado corriqueira em dias de chuvas intensas em Campo Grande e voltou a se repetir, com o vertedouro não dando conta da quantidade de água, resultando no transbordamento do lago. A água invadiu a Avenida Filinto Müller e paralisou o tráfego no local.

Outro ponto onde houve alagamento foi a Avenida Costa Silva, onde a água tomou conta das ruas e calçadas em um longo trecho.

Próximo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Avenida Costa e Silva, em frente ao Atacadão, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou passar pelo alagamento e acabou ilhada.

Os bombeiros foram acionados, mas não há informações se havia vítimas dentro da ambulância. 

A mesma situação ocorreu na Avenida Senador Antonio Mendes Canale, com a rua virando rio e água também invadindo calçadas.

Na Vila Nogueira, alguns moradores não conseguiram sair de casa, especialmente em trechos não pavimentados, onde além do alagamento, a correnteza estava forte.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, houve grande acumulado de chuva em várias regiões de Campo Grande no fim da tarde, sendo:

  • Jardim Panamá e Avenida Tamandaré - 16,2 mm
  • Santo Amaro - 13,4 mm
  • Centro - 10,2 mm
  • Coca-Cola - 9,6 mm
  • Shopping - 5,6 mm

 

Alerta para temporais

As chuvas têm sido frequentes na Capital desde o início do ano, sendo típicas de verão, que são precipitações fortes e rápidas.

Para esta sexta-feira e o fim de semana, Mato Grosso do Sul está em alerta para chuvas intensas e tempestades, com chance de grandes acumulados por dia, acompanhadas de rajadas de vento intensas, podendo ultrapassar os 100 km/h, e chances de granizo. 

Segundo o Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), para esta sexta-feira (19) são esperadas pancadas de chuvas e aumento da nebulosidade ao longo do dia em diversas regiões.

Isso porque o aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade na atmosfera tendem a favorecer a formação de instabilidades, especialmente na região centro-sul do Estado, podendo ocorrer chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento na região.

Já nas regiões pantaneiras e sudoeste, as temperaturas tendem a continuar altas, podendo chegar a 38ºC, atrelados a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%. 

No final de semana, a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade ao longo dos dias, com condições favoráveis à pancadas de chuva típicas de verão, mas podendo ocorrer chuvas intensas e tempestades, com possibilidade de acumulados significativos, podendo ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. 

Na Capital, o final de semana deve ser de temperaturas amenas, com máxima de 30°C e previsão de chuva todos os dias até a próxima segunda-feira (23). 

INFECTADO

Em 10 dias, CCZ confirma segundo caso de raiva em morcego na Capital

O animal foi encontrado na região central de Campo Grande

19/02/2026 18h45

Em 2025, o CCZ registrou 11 casos de morcegos com o vírus da raiva em Campo Grande

Em 2025, o CCZ registrou 11 casos de morcegos com o vírus da raiva em Campo Grande Divulgação

Continue Lendo...

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Controle de Zoonoses (CCZ), confirmou o segundo caso de morcego contaminado pelo vírus da raiva em Campo Grande. O animal foi recolhido na região central da cidade.

O primeiro caso de raiva no animal este ano foi registrado no dia 9 de fevereiro. Na ocasião, o bicho foi encontrado no quintal de uma residência no Bairro Vivendas do Bosque, após a moradora acionar o CCZ ao visualizar o morcego caído no chão.

Apesar dos perigos que o animal infectado pode causar, a equipe do CCZ diz que não há motivo para pânico, já que a presença de morcegos com o vírus em ambiente urbano é um fenômeno monitorado e previsto pelas autoridades de saúde. Em 2025, foram contabilizados 11 registros destes bichos com o vírus da raiva

A Sesau recomenda que a população siga algumas orientações, como:

  • jamais tocar em um morcego, esteja ele vivo ou morto. Se encontrar um em situação atípica (caído no chão, em paredes ou voando durante o dia), ele pode estar doente;
  • isolar o local. Caso encontre um morcego caído, tente isolar a área ou cobri-lo com um balde ou caixa para evitar o contato com pessoas e outros animais, mas nunca utilize as mãos diretamente;
  • manter a vacinação em dia. A maneira mais eficaz de proteger sua família é garantir que a vacina antirrábica de cães e gatos esteja rigorosamente atualizada. Eles são a principal ponte de transmissão para os humanos.
  • acione o CCZ ao avistar um animal nessas condições. A equipe realizará o recolhimento seguro para análise laboratorial

Canais de Atendimento

Para entrar em contato com o CCZ, o número do atendimento geral é o (67) 3313-5000. O órgão também tem o WhatsApp (67) 99142-5701. Os serviçoes estão disponíveis de segunda à sexta, das 7h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos). 

Setor de recolhimento

Segunda à Sexta (7h às 17h): 2020-1801 ou 2020-1789
Plantão Noturno (17h às 21h): 2020-1794

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).