Cidades

Cidades

Riedel anuncia novos voos diretos de São Paulo a Bonito e Dourados

A previsão é que as novas aeronaves comecem a operar em setembro deste ano com capacidade para até 174 passageiros

Continue lendo...

A partir de setembro, os municípios de Bonito e Dourados passarão a contar com novos voos diretos para o aeroporto de Guarulhos (SP), operados pela companhia aérea Latam. A medida amplia a conectividade aérea de Mato Grosso do Sul e fortalece o turismo, além da economia regional.

Para Bonito, os voos começam no dia 3 de setembro, com duas frequências semanais utilizando aeronaves Airbus A320, que comportam até 174 passageiros. A expectativa é de que a nova rota facilite o acesso ao destino turístico e aumente o fluxo de visitantes, tanto nacionais quanto internacionais. 

Já em Dourados os voos terão início no dia 8 de setembro, com três frequências semanais, também operadas por aeronaves Airbus A319 e A320. Segundo o governo, a nova rota consolida a posição estratégica do município, considerado polo econômico e industrial da região sul do Estado.

"Excelente notícia. Novos voos de Mato Grosso do Sul para o principal aeroporto do Brasil, que é Guarulhos, com destinos para o Brasil e o mundo inteiro. A partir de setembro dois novos voos para Bonito (direto de Guarulhos). Já em Dourados fico muito feliz que depois de um longo tempo de recuperação do aeroporto, três novos voos Dourados-Guarulhos a partir de 8 de setembro foram operados pela Latam", afirmou o governador Eduardo Riedel.

O head de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, ressaltou que a ampliação da malha aérea é um reflexo da atuação da empresa no Estado.

"Aumentar a conectividade do Mato Grosso do Sul é importante para a economia e o turismo local, e a Latam tem enorme satisfação em poder contribuir com novas rotas aéreas para o Estado. Atualmente, a Latam já oferece voos diretos de Campo Grande para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e para Brasília, porém as novas rotas chegam para otimizar o acesso a essas importantes cidades do interior".

Com a integração ao aeroporto de Guarulhos, tanto Bonito quanto Dourados passam a ter acesso direto a mais de 50 destinos nacionais e 90 internacionais. A novidade reforça o cenário de investimentos estaduais no setor aeroviário, com reformas e obras de infraestrutura em aeroportos sul-mato-grossenses.

Cabe lembrar que durante um evento da Fiems, o governador Eduardo Riedel manifestou interesse em implementar diversas ações para melhorar os modais de transporte, visando facilitar o escoamento da produção industrial.

Em reunião com representantes de empresas privadas de aviação, o governo analisou rotas e infraestrutura necessária.

 "É claro que nenhum empresário vem ao Estado sem uma visibilidade de médio ou longo prazo, porque qualquer pesquisa que você for fazer, é difícil detectar se há fluxo suficiente entre Campo Grande e Três Lagoas por avião. Depende do curso de passagem, depende de uma série de fatores, que é só tendo para a gente poder checar e fomentar", explicou Riedel.

Gol também confirma interesse 

Na última quarta-feira (7), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, se reuniu com executivos da GOL Linhas Aéreas para tratar da retomada dos voos da companhia no município. Durante o encontro, representantes da empresa confirmaram que a GOL voltará a operar na cidade assim que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira for liberado para receber voos comerciais.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, responsável pelos trâmites administrativos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a homologação do terminal aéreo.

De acordo com o portal Aeroin, o prefeito ressaltou que a conversa deixou uma expectativa positiva para o retorno das operações. "Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo", afirmou Marçal Filho.

A GOL suspendeu suas atividades em Dourados após a interrupção das operações do aeroporto para adequações exigidas pela Anac. A expectativa da administração municipal é de que a liberação ocorra em breve, o que permitirá a ampliação da malha aérea na região sul do Estado.

O prefeito de Dourados (MS), Marçal Filho, se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira, 7 de maio, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa no município.

Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais.

"Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo", comemorou Marçal Filho.
 

Assine o Correio do Estado 

Previsão

Fim de semana deve ser de chuva e alívio no calorão

A próxima semana chega com máxima de 27ºC na Capital e chuva em todo o Estado

05/12/2025 18h00

FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para todo o Mato Grosso do Sul divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec) indica probabilidade de tempo firme, chuvas e virada no tempo. 

Como de praxe, são esperadas condições variadas de temperatura e no clima, característico do Estado e da época do ano, que pré anuncia a chegada do verão no final do mês. 

Segundo o Cemtec, até o próximo domingo (7) é esperado um tempo mais firme, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste, devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. 

Por causa das altas temperaturas durante o dia, na metade norte do Estado podem ocorrer pancadas de chuvas e, em pontos isolados, chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Nos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas estão em alerta para chuvas intensas até o final da manhã de sábado (6). 

O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem acompanhado de alerta para grandes quantidades de chuvas, até 50 milímetros no dia, rajadas de vento de até 60 km/h e risco de galhos de árvores e pequenos alagamentos. 

Fonte: Inmet

Entre a tarde a noite de domingo (7), são esperadas chuvas mais fortes em outras regiões do Estado, devido a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. 

Nas regiões Sul, Cone-Sul e da Grande Dourados, as mínimas previstas não passam dos 19ºC e as máximas chegam aos 36ºC. 

Nas regiões Pantaneira e Sudoeste, as mínimas variam entre 20ºC e 25ºC e máximas entre 31ºC e 35ºC. 

Já nas regiões Norte, Bolsão e Leste, as mínimas chegam a 25ºC e máximas atingem 36ºC. 

Em Campo Grande, as mínimas variam entre 22ºC e 24ºC e as máximas não ultrapassam os 32ºC até domingo. 

Já na segunda-feira (8), o tempo amanhece mais instável, com sol e variação de nebulosidade. Ao longo do dia, é esperado um aumento de nuvens, que favorece a formação de chuvas em várias regiões do Estado. 

Em algumas localidades, são esperados acumulados significativos, que podem ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. 

A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, junto com a passagem de cavados, cria um ambiente favorável para a ocorrência de tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. 

Como o tempo pode mudar rapidamente, o Cemtec recomenda que a população fique atenta aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais, como a Defesa Civil. 

A ocorrência das chuvas deve aliviar o calor, já que as máximas não devem ultrapassar os 32ºC em todo o Estado, e as mínimas variam entre 21ºC e 25ºC. 

Em Campo Grande, a máxima esperada para a segunda-feira é de 27ºC. 

Eventualmente, são esperadas rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, podendo acontecer, em pontos isolados, rajadas superiores a 80 km/h. 

Previsão para segunda-feira (7) / Fonte: Cemtec


 

Cidades

Teve veículo leiloado pelo Detran? Consulte se tem dinheiro a receber

Ex-proprietários de carros leiloados podem consultar a lista e verificar se possuem saldo remanescente divulgado pelo Detran-MS; confira

05/12/2025 17h30

Crédito: Foto: Rachid Waqued / Detran-MS

Continue Lendo...

Ex-proprietários que tiveram veículos leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) podem consultar se possuem direito ao saldo remanescente do pregão.

Esse saldo tem como base o valor que sobra do arremate do veículo em leilão, após todas as despesas e débitos acumulados serem quitados, como diárias de pátio, custos de guincho e multas pendentes.

A relação com os condutores que possuem valores a receber foi publicada na quarta-feira (3), no Diário Oficial (Diogrande).

O prazo para solicitar o pagamento do saldo remanescente é de até cinco anos, a contar da data de homologação do leilão.

“A medida reforça o compromisso do órgão com a transparência, permitindo que os cidadãos resgatem valores que lhes são de direito”, diz nota do órgão.

Como solicitar a restituição?

O interessado deve preencher o formulário que está no Diário Oficial (e publicado abaixo) ou pelo aplicativo no Portal de Serviços Meu Detran, seguindo os passos:

  • acessar o campo “Veículo”;
  • em seguida, a aba “Formulários”;
  • depois, a opção “Solicitação de Restituição de Saldo Remanescente de Veículo Leiloado pelo Detran-MS”.
  • Além do preenchimento dos dados, é necessário inserir a seguinte documentação:
  • cópias da Cédula de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • comprovante de residência;
  • documento que comprove a titularidade da conta bancária para o depósito.

Em alguns casos, como de veículos com restrição financeira, o interessado deverá fornecer documentos adicionais, como o Termo de Acordo ou de Quitação.

Em caso de restituição em nome de terceiros, é necessário anexar uma Procuração Específica. Veículos de pessoas jurídicas também devem seguir procedimentos adicionais de documentação.

Assim que estiver com toda a documentação, ela deverá ser protocolada em um envelope fechado com identificação. O procedimento deve ser realizado presencialmente na sede do Detran-MS, Bloco 13, DIRAD (Diretoria de Administração), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Quem não puder comparecer poderá enviar os documentos via Correios para o Detran-MS, Setor de Protocolo, no endereço Rodovia MS-080, Km 10, CEP 79114-901, Campo Grande (MS).

Confira a lista 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).