Bate-papo: Existem diferenças entre correr na esteira e na rua?
Esse é o tema da estreia do quadro Saúde em Alta Performance, apresentado Cauê Marques.
Para o primeiro episódio, Cauê convidou o professor de educação física, Rodrigo Mansano e a atleta amadora e digital influencer Tati Bergamo. “É um novo espaço, de bate-papo, entrevistas e transmissões ao vivo, onde iremos abordar assuntos do cotidiano de alta relevância para a sua saúde e bem-estar”, afirma Cauê.
No programa de estreia, Mansano explica que há diferenças significativas entre correr na rua e na esteira. “Quando você está fazendo na esteira você tem menos impacto. Hoje em dia tem esteiras que são super modernas que elas diminuem o impacto.
No ar livre tem muito a ver com o espaço, como está o chão, se está plano, se tem buraco, isso acaba prejudicando o aluno iniciante, a pessoa que quer começar a correr”, explica o professor.
De acordo com Mansano, a diferença é uma questão de física. “A diferença é que na esteira você controla a velocidade e quando você está no ar livre, você vai fazer com a sua mecânica, isso é física, é mais difícil quando você faz ao ar livre. A esteira é mais leve e tem menos impacto”, pontua.
O professor ainda defende que apesar da pandemia, as pessoas não devem deixar de praticar atividade física. “O mundo está mudando o tempo todo. Temos que se adaptar as mudanças.
A primeira coisa que você tem que fazer é se cuidar, não deixar que nada externo atrapalhe a sua saúde, seja ao ar livre, na academia, manter a higiene pessoal, passar o álcool, mas não deixar de se cuidar. Isso é muito importante para a sua imunidade, para a sua mentalidade, e não deixar nada te abalar, porque o problema que temos na nossa vida, é nossa mente, o nosso eu”, frisa.
Confira a entrevista completa com o professor no vídeo abaixo:
https://player.vimeo.com/external/441440542.sd.mp4?s=898540d84c2a8e39f11c15ab9471f585ce03dc15&profile_id=139&oauth2_token_id=1289434942Tati Bergamo
A convidada especial é a engenheira ambiental e corredora amadora, Tati Bergamo.
Durante o bate-papo, Tati explicou que sente algumas diferenças entre correr na rua e na esteira. “Principalmente nos fatores externos. Na esteira você consegue controlar a temperatura. Na rua o vento muda muito, a inclinação é diferente. Na esteira você coloca a velocidade x e sempre será essa velocidade”, pontua.
Tati frisa que também sente diferenças físicas na corrida. “Na minha opinião, sinto, por exemplo, que muda muito meu jeito de correr na rua e na esteira, mecanicamente falando. Eu não sei explicar, mas quando treino na esteira fico com dores pós-treino em lugares diferentes, parece que minha cadência é menor na esteira do que na rua”, acredita.
Tati ainda falou sobre os tênis que utiliza durante as atividades e qual foi o maior desafio que já enfrentou correndo pelo mundo.
Confira a entrevista completa:
https://player.vimeo.com/external/441480188.sd.mp4?s=88a5bfb631505442f36584bcb7d55839590392c7&profile_id=164&oauth2_token_id=1289434942