Opinião

ECONOMIA

O que é Liberdade Econômica? O Brasil tem que mudar

Confira a coluna do economista Michel Constantino desta terça-feira

Rafaela Moreira

25/05/2021 - 00h02

Explicar o que é liberdade nos tempos atuais parece estranho, mas não é. Nessa coluna vou explicar a razão do nosso país ser considerado um dos países mais fechados economicamente e os esforços do governo federal e do Mato Grosso do Sul para mudar esse contexto absurdo. 

De acordo com o Fraser Institute o Brasil é um dos países com menor liberdade econômica no planeta. Essa análise é realizada anualmente pelo instituto e divulgado no seu site publicamente. 

Há várias dimensões analisadas, uma delas é a taxação sobre o comércio e as exportações, a facilidade de abrir ou fechar empresas, a participação do país no comércio mundial e o percentual do comércio exterior no PIB nacional.

Analisando todas as dimensões, temos muito a melhorar. Somos fechados para o mundo e nos últimos 40 anos estamos piorando, internamente sufocando o comércio e o empreendedorismo, externamente somos reconhecidos pela produção agropecuária e pouco pelo esforço de empresas como a Embraer e o combustível sustentável Etanol. 

Últimas Notícias

Nós precisamos inundar nosso comércio das cadeias mundiais de valor, desenvolver rotas de comércio com todos os países e não privilegiar somente Mercosul, somos ricos em bioeconomia e não vendemos praticamente nada de inteligência da biodiversidade para o mundo.

A cidade de Paris recebe 3 vezes mais turistas anualmente que todos os atrativos brasileiros juntos. 

Para alento temos uma lei de Liberdade Econômica, sim, a liberdade precisa ser determinada por lei. Com essa lei os estados elaboraram suas propostas e diretrizes de liberdade econômica, como poucos gestores públicos entendem de iniciativa privada, o Mato Grosso do Sul saiu na frente com a digitalização dos processos de abertura de empresas e melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos privados. 

De janeiro a abril de 2021 3088 empresas novas abriram suas portas em Mato Grosso do Sul, e a Suzano vai aportar mais de 14 bilhões em investimentos para montar fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo. 

Com poucas ações e fazendo o óbvio a economia, a sociedade e a liberdade agradecem. 

artigos

Dia de Finados: o que o amor nos ensina a seguir

Para algumas pessoas, a data traz lembranças tranquilas, acompanhadas de gratidão, para outras, reacende uma dor que parece não diminuir com o passar dos anos

02/11/2026 07h30

Dia de Finados: o que o amor nos ensina a seguir

Dia de Finados: o que o amor nos ensina a seguir Arquivo

Continue Lendo...

editorial

A memória que constrói o futuro

Uma sociedade que desconhece sua história corre o risco de repetir erros, desprezar conquistas e perder referências fundamentais para suas escolhas

02/11/2026 07h15

Capa editorial correio do estado

Capa editorial correio do estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).